Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbeta, Claudia de Faria-
Autor(es): dc.contributorBarbeta, Claudia de Faria-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Marcia Camilo-
Autor(es): dc.contributorCharalo, Gabriela Comar-
Autor(es): dc.creatorBernardi, Cintia Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:54:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:54:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663454-
Descrição: dc.descriptionSociety`s techonological advances, especially related to the sciences, education technologies and their teaching methodologies, lead us to rethink the educational process, especially its effects on student learning. This scenario has encouraged educators to review their actions and their role in the improvement of their educational practice, analyzing their didactic and pedagogical concepts and seeking na adaptation to the current moment. Thus, observing the increased use and familiarity of students with the Mobile Technologies Wireless comes the desire to investigate the potential of these technologies, particularly tablets and smartphones as tools for teaching and learning process in chemistry, more specifically in about the Periodic Table, in the context of students in the 9th grade of elementary school. Therefore, the present study has a purpose of stimulate students to Know the periodic table and the chemical elements that students interviewed said unanimously that these resources are extremely important because in addition to learning content in a fun and interactive way, it becomes more interesting and students feel more enthusiastic about the discipline and studies in itself.-
Descrição: dc.descriptionO avanço tecnológico na sociedade, especialmente relacionado às ciências, às tecnologias na educação e suas metodologias de ensino, levam-nos a repensar o processo pedagógico, principalmente seus efeitos no aprendizado dos alunos. Esse cenário tem incentivado os educadores a reverem suas ações e o seu papel no aprimoramento da sua prática educativa, analisando seus conceitos didático-pedagógicos e buscando uma adequação pedagógica ao atual momento. Desse modo, ao observar o crescente uso e familiaridade dos alunos com as Tecnologias Móveis Sem Fio surge o desejo de investigar o potencial dessas tecnologias, em especial tablets e smartphones como ferramentas para o processo ensino e aprendizagem em Química, mais especificamente no que diz respeito à Tabela Periódica, no contexto dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Portanto, o presente trabalho buscou estimular os alunos a conhecerem a tabela periódica e os elementos químicos que a compõem através de um aplicativo para smartphones e tablets. Nesse sentido, todos os alunos entrevistados afirmaram de forma unânime que esses recursos são extremamente importantes, pois além de aprender o conteúdo de uma maneira divertida, interativa ele se torna mais interessante e os alunos se sentem mais entusiasmados com a disciplina e com os estudos em si.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherLondrina-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de comunicação móvel-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMobile communication systems-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
Título: dc.titleEnsino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning-
Título: dc.titleChemistry teaching and learning: a research about the pedagogical practice in mobile learning perspective-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná ROCA

Não existem arquivos associados a este item.