Trabalho com tipologia textual e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFranz, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorFranz, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorPrim, Cristina de Souza-
Autor(es): dc.creatorBaía, Maria Ivete Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:54:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:54:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25196-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663433-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa cujo tema é: Trabalho com tipologia e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental, tem como objetivo diferenciar a tipologia textual dos gêneros textuais, conteúdo trabalhado na disciplina de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental, que incentiva o desenvolvimento da leitura e da escrita em sala de aula, e procura responder à questão; se depois de mais de vinte anos de publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que recomendam que o ensino de língua portuguesa seja pensado através do trabalho com gêneros textuais, por que ainda vemos falta de clareza desta diferença em materiais produzidos atualmente? A pesquisa apresenta a abordagem teórica/qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, e será dividida em duas partes. Na primeira parte define-se tipos textuais e gêneros textuais, tomando por base autores, documentos e textos sobre o assunto, sendo que gêneros textuais são constituídos culturalmente e se intensificam com o passar do tempo, enquanto tipos textuais se resumem a seis a nove tipos. Na segunda parte apresenta-se a coleta de dados com relatos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental que descrevem sobre o trabalho com textos na sala de aula, apresentando a análise da pesquisa. Conclui-se a pesquisa enfatizando sobre o trabalho do professor com o assunto, lembrando que para o aluno adquirir o conhecimento, o professor age como mediador da aprendizagem, que se inicia com a leitura e a escrita, tendo como estímulo a diversidade textual.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTextos - Gênero-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua Portuguesa - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectTexts - Gender-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-student relationships-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleTrabalho com tipologia textual e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.