Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Prim, Cristina de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Baía, Maria Ivete Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:54:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:54:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25196 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663433 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa cujo tema é: Trabalho com tipologia e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental, tem como objetivo diferenciar a tipologia textual dos gêneros textuais, conteúdo trabalhado na disciplina de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental, que incentiva o desenvolvimento da leitura e da escrita em sala de aula, e procura responder à questão; se depois de mais de vinte anos de publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que recomendam que o ensino de língua portuguesa seja pensado através do trabalho com gêneros textuais, por que ainda vemos falta de clareza desta diferença em materiais produzidos atualmente? A pesquisa apresenta a abordagem teórica/qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, e será dividida em duas partes. Na primeira parte define-se tipos textuais e gêneros textuais, tomando por base autores, documentos e textos sobre o assunto, sendo que gêneros textuais são constituídos culturalmente e se intensificam com o passar do tempo, enquanto tipos textuais se resumem a seis a nove tipos. Na segunda parte apresenta-se a coleta de dados com relatos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental que descrevem sobre o trabalho com textos na sala de aula, apresentando a análise da pesquisa. Conclui-se a pesquisa enfatizando sobre o trabalho do professor com o assunto, lembrando que para o aluno adquirir o conhecimento, o professor age como mediador da aprendizagem, que se inicia com a leitura e a escrita, tendo como estímulo a diversidade textual. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textos - Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Portuguesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Texts - Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-student relationships | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | - |
Título: dc.title | Trabalho com tipologia textual e gêneros textuais na sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: