Fatores que contribuem para utilização de indicadores de responsabilidade social: um estudo de caso na Masisa S.A.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1133870932761744-
Autor(es): dc.contributorCaron, Antoninho-
Autor(es): dc.contributorRasoto, Vanessa Ishikawa-
Autor(es): dc.contributorRomano, Cezar Augusto-
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.creatorPereira, Viviane Maravieski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:54:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:54:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-01-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2008-09-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3666-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663414-
Descrição: dc.descriptionNowadays the Corporate Social Responsibility has been seen as a competitive differential strategy to organizations and investing in actions and programs to develop the society as well as the environment in which it acts has demanded business replanning. Measuring the action results in order to manage this process is not an easy task that is why the number of companies which have been using social responsibility indicators is seen as increasing. This paper’s aim is to identify the factors or motivations which lead the investigated company to use social responsibility indicators. The method used to research was inductive. The exploratory character research is characterized as a case study. The study has been carried out in the company Masisa S.A., which has been selected according some criteria such as: company size, location as well as structural organization. At theoretical level the main aspects which encircle the topic were approached. Data was collected supported by the following tools: semi-structured interview, documental analysis and direct observation. There were wrapped six collaborators from distinct areas selected by the own company, who were considered prepared enough to contribute with the subject. The method used to the interview inferences was the content qualitative analysis. The results indicate that the collaborators present a positive view concerning the use of social responsibility indicators and the essential contributing factors are that they improve the social management, provide a more reliable management, and because of them it is possible to report the results of the actions as well as social programs and compare them periodically.-
Descrição: dc.descriptionAtualmente a Responsabilidade Social Empresarial tem se mostrado como uma estratégia de diferencial competitivo para as organizações, investir em ações e programas para o desenvolvimento da sociedade e do ambiente em que atua, tem exigido replanejamentos empresariais. Mensurar os resultados das ações para se gerenciar esse processo não é tarefa fácil, por isso o número de empresas que vem utilizando os indicadores de responsabilidade social tem se mostrado crescente. O objetivo deste trabalho é identificar os fatores ou motivações que levaram a empresa pesquisada a utilizar indicadores de responsabilidade social. O método utilizado para pesquisa foi o indutivo. A pesquisa de caráter exploratório caracteriza-se como um estudo de caso. O estudo foi realizado na empresa Masisa S.A, que foi selecionada seguindo alguns critérios como: porte da empresa, localização e estrutura organizacional. O referencial teórico abordou os principais aspectos que circundam o tema. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semi-estruturada, análise documental e observação direta. Foram envolvidos seis colaboradores, de áreas distintas, selecionados pela própria empresa, considerados suficientemente preparados para contribuir com o tema. O método utilizado para as inferências das entrevistas foi à análise qualitativa do conteúdo. Os resultados apontam que os colaboradores apresentam uma visão positiva quanto à utilização de indicadores de responsabilidade social e os principais fatores que contribuem para isso é por que proporcionam melhorias na gestão social da empresa, promovem uma gestão mais confiável, através deles é possível relatar os resultados das ações e programas sociais e compará-los periodicamente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores sociais-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectSocial indicators-
Palavras-chave: dc.subjectSocial responsibility of business-
Palavras-chave: dc.subjectCommunity development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Título: dc.titleFatores que contribuem para utilização de indicadores de responsabilidade social: um estudo de caso na Masisa S.A.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.