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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Abdalla Filho, João Elias | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5937902167536869 | - |
Autor(es): dc.contributor | Abdalla Filho, João Elias | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertin, Ricardo José | - |
Autor(es): dc.contributor | Puppi, Rogério Francisco Küster | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Vagner Henrique dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:54:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:54:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3163 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663284 | - |
Descrição: dc.description | The economic scenario and the interpersonal relations make the human being focus on large cities and urban planning is necessary in order to concentrate the population in specific regions so as to facilitate their attendance, such as commerce, sanitation, security and public transportation, guaranteeing an ideal logistics for the population. The regions close to these points of service undergo a real estate valuation, becoming more and more common the verticalization of the buildings, in such a way to maximize the constructive potential of the central areas and to minimize the cost of the urban spaces. Therefore, research engineers face the challenge of developing computing techniques and computational modeling to minimize and further approximate the computation of structures to actual requests, reducing material consumption. One of the factors to be considered for designing a structure is the force of the winds upcoming on its surface, contributing to a high consumption of materials, so that the structural parts can withstand the demands of imposed forces. Thus, the objective of this dissertation is to compare the Model of the Discrete Method NBR 6123 (ABNT, 1988) and the Synthetic Wind Method (Franco, 1993) for multiple pavements in reinforced concrete. Two buildings were studied for the two methods, the model I being a tower consisting of 34 floors, with a total height of 103 meters. In the case of Model II, the building consists of 28 floors, with a total height of 65 meters and the asymmetry of the building's porticos causes the deformations to be different, even with similar drag coefficients for the two directions. | - |
Descrição: dc.description | O cenário econômico e as relações interpessoais fazem com que o ser humano passe a se concentrar em grandes cidades, sendo necessário um planejamento urbano, a fim de concentrar a população em específicas regiões de forma a facilitar o seu atendimento, como, por exemplo, comércio, saneamento, segurança e transporte público, garantindo uma logística ideal à população. As regiões próximas a esses pontos de atendimento sofrem uma valorização imobiliária, tornando-se cada vez mais comum a verticalização das construções, de maneira a se maximizar o potencial construtivo das áreas centrais e minimizar o custo dos espaços urbanos. Por conseguinte, os engenheiros pesquisadores enfrentam o desafio para um desenvolvimento de técnicas de cálculo e modelagens computacionais a fim de minimizar e aproximar ainda mais o cálculo das estruturas às solicitações reais, reduzindo o consumo de materiais. Um dos fatores a ser considerado para dimensionamento de uma estrutura, são as forças dos ventos incidentes em sua superfície, contribuindo para um elevado consumo de materiais, de maneira que as peças estruturais possam resistir a solicitações de esforços impostas. Assim sendo, o objetivo desta dissertação é comparar o Modelo do Método Discreto NBR 6123 (ABNT, 1988) e o Método do Vento Sintético (Franco, 1993) para edificações de múltiplos pavimentos em concreto armado. Foram estudadas duas edificações para os dois métodos, sendo o modelo I uma torre constituída por 34 pavimentos, com altura total de 103 metros. No caso do Modelo II, a edificação é constituída por 28 pavimentos, com altura total de 65 metros e a assimetria dos pórticos da edificação faz com que as deformações sejam diferentes, mesmo com os coeficientes de arrasto semelhantes para as duas direções. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concreto armado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavimentos de concreto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monte Carlo, Método de | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ventos - Velocidade - Medição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de estruturas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reinforced concrete | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavements, Concrete | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monte Carlo method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Winds - Speed - Measurement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structural engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Civil | - |
Título: dc.title | Comparação do método discreto da NBR 6123 e do método do vento sintético para edificações em concreto armado de múltiplos pavimentos | - |
Título: dc.title | Comparison between the discrete method NBR 6123 and the synthetic wind method for multi-storey reinforced concrete buildings | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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