Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Periotto, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Periotto, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Marinêz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:54:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:54:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21089 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663194 | - |
Descrição: dc.description | The traditional model of education is still widely used by many educators in public schools. Students make paper listeners and, most often, the knowledge passed by teachers are not really absorbed. And it is considering this context that it is clear the importance of teachers seeking teaching practices and teaching methods that contribute to boost classes making them more attractive and pleasant. Among the alternatives that work in boosting school is the microscope, as it allows the discussion of distant biological content of reality and everyday viewing of the students. In view of the above, this study aimed to: investigate the acceptance of practical classes for elementary and high school students; verify the conceptions of elementary and high school students about the importance of practical lessons in learning; evaluating the interests of middle and high school students in the implementation of practical classes microscopy in the disciplines of Science and Biology. The survey was conducted in a public school in the city of Cascavel, PR, with the participation of students from 5th to 8th grades of elementary school and 1st to 3 rd year of high school. Initially theoretical and practical lessons of Sciences and Biology related to the specific content of these disciplines have been applied. Upon completion of the first phase of activities, was applied to the students an individual questionnaire with objective questions. It was found that 71% of primary school students and secondary research participants had good acceptance of the practical classes, portraying the importance of this teaching mode. For implementation microscopy classes in the disciplines of science and biology was found that 77% considered it important as a facilitator of the theoretical content learning. Therefore, it can be said that from the choice of easy to apply microscopy practical classes can stimulate curiosity, interaction and reflection of the students, but that teachers need support, encouragement and appreciation for these actions can be performed and achieve effective results. | - |
Descrição: dc.description | O modelo tradicional de ensino ainda é amplamente utilizado por muitos educadores nas escolas públicas. Os alunos fazem papel de ouvintes e, na maioria das vezes, os conhecimentos passados pelos professores não são realmente absorvidos. E é considerando-se esse contexto que torna-se evidente a importância dos docentes buscarem práticas pedagógicas e modalidades didáticas que contribuam para dinamizar as aulas tornando-as mais atrativas e prazerosas. Dentre as alternativas que colaboram na dinamização das aulas está o microscópio, pois permite a discussão de conteúdos biológicos distantes da realidade e da visualização cotidiana dos alunos. Tendo em vista o exposto, o presente estudo teve como objetivos: investigar a aceitação de aulas práticas por alunos de ensino fundamental e médio; verificar as concepções de alunos de ensino fundamental e médio sobre a importância das aulas práticas no aprendizado; avaliar o interesse de alunos de ensino fundamental e médio na implementação de aulas práticas de microscopia nas disciplinas de Ciências e Biologia. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública do município de Cascavel, PR, com a participação de alunos de 5º a 8º séries do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Inicialmente foram aplicadas aulas teóricas e práticas de Ciências e de Biologia relacionadas ao conteúdo específico dessas disciplinas. Após concluída a primeira fase de atividades, foi aplicado aos alunos um questionário individual com questões objetivas. Verificou-se que 71% dos alunos de ensino fundamental e médio participantes da pesquisa tiveram boa aceitação das aulas práticas, retratando a importância dessa modalidade didática. Para implementação de aulas de microscopia nas disciplinas de Ciências e Biologia constatou-se que 77% consideraram-na importante por ser facilitadora da aprendizagem dos conteúdos teóricos. Portanto, pode-se dizer que a partir da escolha de aulas práticas de microscopia de fácil aplicação é possível estimular a curiosidade, interação e reflexão dos alunos, mas que, os professores precisam de apoio, estimulo e valorização para que essas ações possam ser realizadas e atinjam resultados efetivos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem pela descoberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiential learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning by discovery | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Aulas práticas de microscopia: uma experiência na rede estadual de Cascavel - PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: