O desenho como forma de expressão da criança

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorCarlesso, Flóida Moura Rocha-
Autor(es): dc.contributorJuliano, Joice Maria Maltauro-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriano Hidalgo-
Autor(es): dc.creatorSerafin, Vanessa Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26797-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663169-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to make teachers aware of the importance of drawing in the development of children as a form of expression and what it carries in their world of feelings and emotions. Because drawing is an important form of expressive language and essential for the child's development, exerting a strong influence on the child's emotional development process, as the child's graphic productions may come loaded with different feelings, such as: fear, anguish, insecurity and joy. It is with this awareness in mind that this study aims to be able to shed light on this theme that is so relevant for understanding drawing as an instrument of subjective expression of the child. For that, the text was organized in four moments: first, it brings some considerations in relation to the history of the drawing. In the second moment, it deals with the relevance of drawing to child development, how through it the child can create and represent his internal universe. In the third moment, it addresses the phases of the development of the drawing, specifying the characteristics of each one of them, relating them to the child's development. In the fourth and last moment, he talks about the teacher's eyes when interpreting children's drawings, emphasizing the importance and need for the teacher to always be attentive to his students' productions, in order to be able to follow and understand what the child wants to convey in his drawing . What will be presented in this study is the result of bibliographic research and was mainly based on the studies of the authors Nicole Bédard and Viktor Lowenfeld, which concludes the importance of each step of child drawing in the construction of child development, and that through colors, strokes and verbalizations about the drawing, it is possible to obtain significant information about the historical­cultural context in which the child lives and how it means it.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo conscientizar os professores sobre a importância do desenho no desenvolvimento das crianças como uma forma de expressão e o que ela carrega no seu mundo de sentimentos e emoções. Pois, o desenho é uma importante forma de linguagem expressiva e essencial para o desenvolvimento da criança, exercendo forte influência no processo de desenvolvimento emocional infantil, pois as produções gráficas da criança podem vir carregadas de diversos sentimentos, tais como: medo, angústia, insegurança e alegria. É tendo consciência disso, que este estudo pretende ser capaz de lançar luz a essa temática tão relevante para compreensão do desenho como instrumento de expressão subjetiva da criança. Para tanto, o texto foi organizado em quatro momentos: primeiro, traz algumas considerações em relação à história do desenho. No segundo momento, trata da relevância do desenho para o desenvolvimento infantil, de como através dele a criança pode criar e representar o seu universo interno. No terceiro momento, aborda as fases do desenvolvimento do desenho, especificando as características de cada uma delas, relacionando­-as ao desenvolvimento da criança. Já no quarto e último momento, disserta sobre o olhar do professor na interpretação de desenhos infantis, ressaltando a importância e necessidade de o professor estar sempre atento às produções de seus alunos, para poder acompanhar e entender o que a criança quer transmitir em seu desenho. O que será apresentado nesse estudo, é fruto de pesquisas bibliográficas e foi fundamentado principalmente nos estudos dos autores Nicole Bédard e Viktor Lowenfeld, onde conclui­se a importância de cada passo do desenho infantil na construção do desenvolvimento da criança, e que por meio das cores, traços e verbalizações sobre o desenho é que se podem obter informações significativas sobre o contexto histórico ­cultural em que a criança vive e como o significa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectDrawing-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO desenho como forma de expressão da criança-
Título: dc.titleDrawing as a way of expressing the child-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.