Desenvolvimento de sistema web gamificado para alfabetização de pessoas com síndrome de Down

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Simone de Sousa-
Autor(es): dc.contributorBorges, Simone de Sousa-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Rafael Alves Paes de-
Autor(es): dc.contributorPagno, Rodrigo Tomaz-
Autor(es): dc.creatorFarias, Gabriela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10766-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663144-
Descrição: dc.descriptionDown syndrome is a genetic change that causes delay in cognitive development. Therefore, people with Down syndrome require differentiated teaching methods. In this monograph, the research and development of a web gamificate system for literacy of people with Down syndrome is presented, focusingon gamification techniques and concepts of human-computer interaction, more specifically usability. The study of usability techniques is important for the correct insertion of gamification elements. Gamification techniques are used to make the web system attractive to students. From a heuristic analysis, one can perceive the usability of three educational software for literacy of people with intellectual disabilities. With the compilation of the results obtained, a gamificated web system was developed and later applied the heuristic evaluation to verify its usability.-
Descrição: dc.descriptionSíndrome de Down é uma mudança genética que causa atraso no desenvolvimento cognitivo. Diante disso, pessoas com síndrome de Down necessitam de métodos de ensino diferenciados. Nessa monografia é apresentada a pesquisa e desenvolvimento de um sistema web gamificado para alfabetização de pessoas com síndrome de Down, focando em técnicas de gamificação e conceitos de interação humano-computador, mais especificamente usabilidade. O estudo de técnicas de usabilidade é importante para a correta inserção dos elementos de gamificação. As técnicas de gamificação são utilizadas para tornar o sistema web atrativo para os alunos. A partir de uma análise de heurísticas pode-se perceber a usabilidade de três softwares educacionais para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. Com a compilação dos resultados obtidos foi desenvolvido um sistema web gamificado e posteriormente aplicada a avaliação heurística para verificar sua usabilidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Software-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de software-
Palavras-chave: dc.subjectDown, Síndrome de-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware engineering-
Palavras-chave: dc.subjectDown syndrome-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::SOFTWARE BASICO-
Título: dc.titleDesenvolvimento de sistema web gamificado para alfabetização de pessoas com síndrome de Down-
Título: dc.titleDevelopment of gamite web system for literacy of people with Down syndrome-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.