Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.creator | Ferrari, Fernando Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:53:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:53:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20826 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663114 | - |
Descrição: dc.description | This work has as its theme the causes and consequences of school dropout of school youth and adults “AYE “in high school. In the first part of the paper discusses the development of technical education in Brazil, supported by the government , had proposed to link the vocational secondary to train skilled manpower that meets the capitalist production model of teaching and learning the ways of streamlining the engendered work with this system (Fordism, Taylorism and Toyotism ). With this educational reforms for high school reinforce the duality of the educational system in this stage of education, among those who do to continue the study and those who do training for hand labor. The research showed that educational reforms are permeated by the changing world of work and the constraints of the production system on them is also within this context. Finally the research highlights some factors that are considered relevant to truancy, among them we highlight the social and structural problems of the educational system and the material conditions of existence that motivate thousands of young people to leave school and go back up to work, apart from the difficulty of reconciling the most triple workday ended through access to education. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como temática as causas e consequências do índice de evasão escolar do ensino de jovens e adultos “EJA” no ensino médio. Na primeira parte do trabalho aborda-se o desenvolvimento do ensino técnico no Brasil, que apoiados pelo governo, tinham como proposta vincular o ensino profissionalizante ao ensino secundário para formar mão de obra qualificada que atendesse o modelo capitalista de produção e as formas de racionalização do trabalho engendradas com esse sistema (fordismo, taylorismo e toyotismo). Com isso as reformas educacionais para o ensino médio reforçam a dualidade do sistema educacional nessa etapa de ensino, entre aqueles que o fazem para dar continuidade nos estudos e aqueles que o fazem para formação de mão-de-obra. A pesquisa evidenciou que as reformas educacionais estão permeadas pelas mudanças no mundo do trabalho e as imposições do sistema produtivo sobre elas também se insere nesse contexto. Por fim a pesquisa evidencia alguns fatores que são considerados como relevantes para a evasão escolar, dentre eles, destacam-se os problemas sociais e estruturais do sistema educacional e as condições materiais de existência que motivam milhares de jovens a abandonarem a escola e voltar-se para o trabalho, além da dificuldade da maioria em conciliar a tripla jornada diária finalizada através do acesso à educação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar na educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education dropouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | As causas e consequências do índice de evasão escolar no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos “EJA” Professor Antonio de Almeida Junior - Osasco SP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: