Modelagem, validação e otimização de dispositivos para teste de mecanismos de direção

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Paula Carvalho da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Paula Carvalho da-
Autor(es): dc.contributorSouza Júnior, Oswaldo Honorato-
Autor(es): dc.contributorBelo, Ivan Moura-
Autor(es): dc.creatorMachado, Ewald Carlos Fiedler da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10217-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663102-
Descrição: dc.descriptionThe laboratories of the automotive industry need to test the internal systems of vehicles to check strength and durability. An example is the steering mechanism, which is fixed at a device with high resistance, and subjected to loads of great intensity. These device of fixation generally do not follow a structural analysis criteria, or reduction in weight of structural optimization. As an object of study, have two devices in a laboratory test of steering mechanisms. In this work, devices are subjected to loads and deformations are acquisition experimentally. The devices are modeled in CATIA ® program, and their structural behavior in the computational analysis ANSYS ® program. The experimental data are compared with the theoretical generating a validation of the model. Subsequently the optimization of the devices is made. Finally results are compared, mass and strength optimized model with the actual device.-
Descrição: dc.descriptionOs laboratórios da indústria automobilística necessitam testar os sistemas internos dos veículos para conferir a resistência e durabilidade. Um exemplo é o mecanismo de direção, que é fixado a um dispositivo de alta resistência e submetido a cargas de grande intensidade. Esses dispositivos de fixação normalmente não seguem critérios de uma análise estrutural, ou ainda redução de massa de uma otimização estrutural. Como objeto de estudo, têm-se dois dispositivos de um laboratório de testes de mecanismos de direção. Neste trabalho, os dispositivos são submetidos às cargas, e as deformações são aquisitadas experimentalmente. Os dispositivos são modelados no programa CATIA®, e seu comportamento estrutural analisado no programa computacional ANSYS®. Os dados experimentais são comparados com o teórico, gerando uma validação do modelo. Posteriormente é feita a otimização dos dispositivos. Finalmente resultados são comparados, de massa, e resistência do modelo otimizado com o dispositivo real.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Mecânica-
Publicador: dc.publisherEngenharia Mecânica-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo dos elementos finitos-
Palavras-chave: dc.subjectDireção de veículos a motor - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de computador - Testes-
Palavras-chave: dc.subjectFinite element method-
Palavras-chave: dc.subjectMotor vehicle driving - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectComputer programs - Testing-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::FUNDAMENTOS GERAIS DE PROJETOS DAS MAQUINAS-
Título: dc.titleModelagem, validação e otimização de dispositivos para teste de mecanismos de direção-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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