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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Paula Carvalho da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Paula Carvalho da | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza Júnior, Oswaldo Honorato | - |
Autor(es): dc.contributor | Belo, Ivan Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Ewald Carlos Fiedler da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:53:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:53:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10217 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663102 | - |
Descrição: dc.description | The laboratories of the automotive industry need to test the internal systems of vehicles to check strength and durability. An example is the steering mechanism, which is fixed at a device with high resistance, and subjected to loads of great intensity. These device of fixation generally do not follow a structural analysis criteria, or reduction in weight of structural optimization. As an object of study, have two devices in a laboratory test of steering mechanisms. In this work, devices are subjected to loads and deformations are acquisition experimentally. The devices are modeled in CATIA ® program, and their structural behavior in the computational analysis ANSYS ® program. The experimental data are compared with the theoretical generating a validation of the model. Subsequently the optimization of the devices is made. Finally results are compared, mass and strength optimized model with the actual device. | - |
Descrição: dc.description | Os laboratórios da indústria automobilística necessitam testar os sistemas internos dos veículos para conferir a resistência e durabilidade. Um exemplo é o mecanismo de direção, que é fixado a um dispositivo de alta resistência e submetido a cargas de grande intensidade. Esses dispositivos de fixação normalmente não seguem critérios de uma análise estrutural, ou ainda redução de massa de uma otimização estrutural. Como objeto de estudo, têm-se dois dispositivos de um laboratório de testes de mecanismos de direção. Neste trabalho, os dispositivos são submetidos às cargas, e as deformações são aquisitadas experimentalmente. Os dispositivos são modelados no programa CATIA®, e seu comportamento estrutural analisado no programa computacional ANSYS®. Os dados experimentais são comparados com o teórico, gerando uma validação do modelo. Posteriormente é feita a otimização dos dispositivos. Finalmente resultados são comparados, de massa, e resistência do modelo otimizado com o dispositivo real. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Mecânica | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método dos elementos finitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direção de veículos a motor - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de computador - Testes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finite element method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor vehicle driving - Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programs - Testing | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::FUNDAMENTOS GERAIS DE PROJETOS DAS MAQUINAS | - |
Título: dc.title | Modelagem, validação e otimização de dispositivos para teste de mecanismos de direção | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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