Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matoski, Adalberto | - |
Autor(es): dc.creator | Passari, Alessandro Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:53:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:53:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-04-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17608 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663064 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this study was to assess the levels of noise, illumination and heat in one of the buildings of UTFPR, university campus Curitiba. Therefore, we observed the policies of the regulatory standards of the “Ministério do Trabalho e Emprego: NR15 and NR17, as well as the technical standards of ABNT: NBR 10152 and NBR ISO/CIE 8995-1. The places assessed was the library, the auditory, the photocopy place, the classrooms, the snack bar, the stockroom, the kitchen and the management room. All of this places was assessed in the afternoon and in the evening. In the case of acoustic comfort, the results of the measurements were favorable to the relevant regulations. In the case of thermal stress, the results were favorable as a whole, but some unimportant issues occurred in the measurements. In the case of illumination, the results were favorable in some cases and unfavorable in others, and some adjustments were recommended to solve the related issues. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo analisar os níveis de ruído, iluminância e temperatura em um dos blocos da UTFPR, campus Curitiba. Para tanto, foram observadas as diretivas das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego: NR-15 e NR17, bem como as normas técnicas da ABNT: NBR 10152 e NBR ISO/CIE 8995-1. Os ambientes analisados foram a biblioteca, o auditório, o espaço da xerox, as salas de aula, o refeitório, o almoxarifado, a copa e a administração. Para todos os ambientes, foi realizado um conjunto de medidas no período da tarde e outro no período da noite. Em relação ao conforto acústico, os resultados obtidos foram todos favoráveis quando comparados às normas pertinentes. Em relação à exposição ao calor, os resultados foram favoráveis no geral, apresentando alguns problemas não muito importantes, sendo recomendadas as devidas adequações. Em relação à iluminância, os resultados foram favoráveis em alguns casos e desfavoráveis em outros, sendo recomendadas as devidas adequações. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Construção Civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Iluminação de interiores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ruído | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controle de temperatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interior lighting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Noise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Temperature control | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de Segurança do Trabalho | - |
Título: dc.title | Análise do ruído, temperatura e da iluminância dentro de uma universidade pública | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: