Aprendizagem significativa em matemática: raciocínio lógico e desenvolvimento acadêmico observados no final das etapas da educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorBortoli, Marlene Magnoni-
Autor(es): dc.creatorMariano, Wellinghton Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21156-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663061-
Descrição: dc.descriptionUnderstanding a phenomenon often includes several areas, such that the reasoning employed can guarantee the affirmation made, however there is in its basis the ability of reading, which accompanied by understanding and contextualization, enable the rescue of already consolidated meanings. In mathematics, since the logical reasoning is the great articulator of the resolutions of its problems, it is important to understand if it occurs with the student the construction of reasoning without dualities and that they are communicable, therefore, such language demands exact answers; therefore, this paper aims to provide an understanding of the logical reasoning, possibly common, used by students to solve given situations. Its aim is to observe, analyze and discuss the use of logical reasoning in solving problems, making possible associations with meaningful learning and reading of them, in three more common mathematical themes: in algebra, geometry and financial mathematics, besides logical reasoning. Its development was initiated by the literary review, with a subsequent survey of the questions to be used from the competition and OBMEP tests, thus preparing the test that was applied in a ninth grade class and in a third grade high school class. The data were analyzed aiming at the proposed objectives on four questions: logical reasoning applied according to the expected, use of alternative strategy expected, significant learning possibly identified by the majority and possible problems between reading-understanding and execution of logical reasoning. Results were obtained both according to expected and others as opposed to imagined, identifying common strategies among them and other alternatives, besides the difficulties they have in working with geometric questions with or without images.-
Descrição: dc.descriptionEntender um fenômeno muitas vezes inclui diversas áreas, tal que o raciocínio empregado pode garantir a afirmação feita, no entanto existe em sua base a capacidade da leitura, que acompanhada da compreensão e contextualização, possibilitam o resgate de significados já consolidados. Na matemática, sendo o raciocínio logico o grande articulador das resoluções de seus problemas, é importante entender se ocorre com o aluno a construção de raciocínios sem dualidades e que sejam comunicáveis, pois, tal linguagem exige respostas exatas; por isso, este trabalho visa proporcionar um entendimento do raciocínio lógico, possivelmente comum, utilizado pelos alunos para resolver dadas situações. Seu objetivo está em observar, analisar e discutir uso do raciocínio lógico na resolução de problemas, fazendo possíveis associações com a aprendizagem significativa e a leitura dos mesmos, em três temáticas mais usais da matemática: na álgebra, na geometria e na matemática financeira, além das questões objetivas de raciocínio lógico. Seu desenvolvimento iniciou-se pela revisão literária, com posterior levantamento das questões a serem utilizadas oriundas das provas de concurso e OBMEP, preparando assim o teste que foi aplicado em uma turma de nono ano e em outra da terceira série do ensino médio. Os dados foram analisados em vista dos objetivos propostos acerca de quatro questionamentos: raciocínio lógico aplicado de acordo com o esperado, uso de estratégia alternativa ao esperado, aprendizagem significativa possivelmente identificada pela maioria e possíveis problemas entre leitura-entendimento e execução do raciocínio lógico. Foram obtidos resultados tanto de acordo ao esperado como outras diferentemente da imaginada, identificando estratégias comum entre eles e outras alternativas, além das dificuldades que possuem em trabalhar com questões geométricas contendo ou não imagens.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleAprendizagem significativa em matemática: raciocínio lógico e desenvolvimento acadêmico observados no final das etapas da educação básica-
Título: dc.titleSignificant learning in mathematics: logical reasoning and academic development observed at the end of the stages of basic education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.