O estudo da termodinâmica em sala de aula: uma perspectiva crítica a partir da história da ciência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueluz, Gilson Leandro-
Autor(es): dc.contributorSaavedra Filho, Nestor Cortez-
Autor(es): dc.creatorLinhares, Maria Lucia de Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-02-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8851-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663060-
Descrição: dc.descriptionThe inclusion of elements of the history of science, in thermodynamics classes in high school, can contribute to a more critical view of the construction process of scientific knowledge? To answer this research question it was conducted, at first, the creation of a study group, with two high school teachers, to allow the discussion of bibliographic references that would help to understand the relationship between science, technology and society, with emphasis on topics of entropy and fatigue in the history of science. In addition, the group could discuss the various possibilities to perform activities and classes on these topics. Thus, through these proceedings, it was possible to create materials and prepare lessons strategies for the implementation of activities involving the history of science for two second-year high school classes. The most relevant information collected with these lessons were recorded in a field diary which together with the homework submitted by the students, were analyzed, providing results favorable to the use of elements of the history of science. So, if the results of our research shows that isolated activities can contribute to a broader teacher education, they also demonstrate that ideally the application of elements of the history of science in physics classes has to be a continuous process. Isolated activities contribute to a broader teacher education, but it is not ideal. In addition, there are problems related to the general structure of educational institutions that end up depriving actions like the proposal here presented.-
Descrição: dc.descriptionPode a inserção de elementos da História da Ciência, nas aulas de termodinâmica no ensino médio, colaborar para uma visão mais crítica sobre o processo de construção do conhecimento científico? Para responder a esta questão, foi realizado, em um primeiro momento, um grupo de estudos, com dois professores do ensino médio, para que possibilitasse a discussão de referenciais bibliográficos que ajudassem a compreender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como os temas escolhidos sobre História da Ciência. Além disso, o grupo pôde debater sobre as diversas possiblidades de realizar atividades e aulas sobre estes temas. Dessa maneira, foi possível criar materiais e elaborar estratégias de aulas para a aplicação de atividades envolvendo a História da Ciência para duas turmas do segundo ano do ensino médio. As informações mais relevantes coletadas dessas aulas foram registradas em um diário de campo que, juntamente com os trabalhos entregues pelos alunos, foram analisadas, proporcionando resultados favoráveis ao uso de elementos da História da Ciência. Sendo assim, se alguns resultados de nossa pesquisa demonstram que, as atividades isoladas podem contribuir para uma formação mais ampla ela também demonstra que, idealmente, o uso da História da Ciência em aulas de Física tem que ser um processo contínuo. Além disso, existem problemas em relação à estrutura geral das instituições de ensino que acabam por privar ações como a proposta aqui apresentada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - História-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTermodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectScience - History-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectThermodynamics-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Física-
Título: dc.titleO estudo da termodinâmica em sala de aula: uma perspectiva crítica a partir da história da ciência-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.