Rádio e TV CIEJA Perus I: inclusão e cidadania como prática pedagógica em educomunicação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
Autor(es): dc.contributorCortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorCatto, Camilo-
Autor(es): dc.creatorCastro, Rossini de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19964-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663059-
Descrição: dc.descriptionThe research focuses on the creation of the web radio in the Integrated Center of Education of Young and Adult PERUS I, contextualized in an environment of diversity composed of young people and adults who did not have the opportunity to study at the right age. The specific objectives are: to create and to consolidate the web radio in the Integrated Center of Education of Young people and Adults (CIEJA) PERUS I to use communication and technology resources as a form of relations between subjects of the school news agency; enable audiovisual production, and foster criticality in the consumption and production of the media. This work is justified because in the city of São Paulo, Educommunication is a public policy of the Municipal Education Department to encourage the participation of regularly enrolled students to access the new media and to learn to use them in a contextualized environment of student protagonism. The research is qualitative approach and in relation to the objective is exploratory in nature. As for the procedures, the research is documentary with analysis of written documents, recorded testimonies, records of audios and videos recorded in 2017 and produced by the members of RÁDIO E TV CIEJA PERUS I, which were interpreted in the light of the area of knowledge of Educommunication. The research line is Application of ICT in Education. The first phase of the research focused on the task of elucidating the new field of knowledge of educommunication with bibliographical review of the authors Freire (1992, 2017), Moran (2001), Pinheiro (2013) and Morin (2011). In the second phase, the basic principles of the EJA (Youth and Adult Education), the Pedagogical Political Project of the school unit (PPP) and the Educom - Educommunication Program in Nas Ondas do Rádio were intersected. The third phase of documentary research focused on understanding the diversity and complexity of the educational space. In the fourth phase of the documentary research were analyzed the lesson plans of the radio journalism workshops, the radio programs and documents produced by the young press team + CIEJA PERUS I. In the fifth phase the 26 members of the WhatsApp Youth Press Group were asked to respond to the guiding question of research: What benefits the pedagogical actions developed in CIEJA PERUS I TV and Radio bring to learning in relation to reading, writing, behavioral and social skills. The results indicated that the pedagogical actions favored the exercise of the writer and reader abilities, being that they became full writers with the publication of texts, audios and videos. In addition to the personal gain of those involved in the project, the school community as a whole has gained a voice, listening, debating and making itself heard in matters pertaining to its reality.-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa tem como foco a criação da web rádio no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Perus I, contextualizado num ambiente de diversidade composto por jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa. O objetivo Geral é verificar a viabilidade do uso da web rádio e recursos tecnológicos para o aprendizado dos alunos-repórteres no âmbito da Rádio e TV CIEJA PERUS I. Os objetivos específicos são: criar e consolidar a web rádio no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) PERUS I; utilizar os recursos de comunicação e tecnologia como forma de relações entre sujeitos da agência de notícias escolar; possibilitar a produção audiovisual, e fomentar a criticidade no consumo e produção das mídias. O presente trabalho se justifica em razão de que na cidade de São Paulo, a Educomunicação é uma política pública da Secretaria Municipal de Educação para fomentar a participação dos alunos regularmente matriculados a terem acesso às novas mídias e a aprenderem a utilizá-las num ambiente contextualizado de protagonismo estudantil. A pesquisa é de abordagem qualitativa e em relação ao objetivo é de caráter exploratório. Quanto aos procedimentos a pesquisa é documental com análise de documentos escritos, depoimentos gravados, registros de áudios e vídeos gravados em 2017 e produzidos pelos integrantes da RÁDIO E TV CIEJA PERUS I, que foram interpretados à luz da área do conhecimento da Educomunicação. A linha de pesquisa é Aplicação de TIC na Educação. A primeira fase da pesquisa se concentrou na tarefa de elucidar o novo campo do conhecimento da educomunicação com revisão bibliográfica dos autores Freire (1992, 2017), Moran (2001), Pinheiro (2013) e Morin (2011). Na segunda fase fez-se a intersecção entre os princípios basilares da EJA (Educação de Jovens e Adultos), o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar (PPP) e o Programa Educom - Educomunicação nas Ondas do Rádio. A terceira fase da pesquisa documental se concentrou em entender a diversidade e a complexidade do espaço educacional. Na quarta fase da pesquisa documental foram analisados os planos de aulas das oficinas de Rádio jornalismo, os programas radiofônicos e documentos produzidos pela equipe imprensa jovem + CIEJA PERUS I. Na quinta fase foi solicitado aos 26 integrantes do Grupo do WhatsApp Imprensa Jovem+ que respondessem à questão norteadora da pesquisa: Que benefícios as ações pedagógicas desenvolvidas na Rádio e TV CIEJA PERUS I trazem para aprendizagem em relação às habilidades de leitura, escrita, comportamentais e sociais. Os resultados apresentados indicam que as ações pedagógicas favoreceram o exercício das habilidades escritora e leitora, sendo que, tornaram-se escritores plenos com publicação de textos, áudios e vídeos. Além do ganho pessoal dos envolvidos no projeto, a comunidade escolar, como um todo, ganhou voz, escutando, debatendo e se fazendo ouvir nas questões pertinentes à sua realidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Recursos audiovisuais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa e educação-
Palavras-chave: dc.subjectRádio na educação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Audio-visual aids-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectMass media and education-
Palavras-chave: dc.subjectRadio in adult education-
Palavras-chave: dc.subjectDigital divide-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleRádio e TV CIEJA Perus I: inclusão e cidadania como prática pedagógica em educomunicação-
Título: dc.titleRádio e TV CIEJA Perus I: inclusion and citizenship as a pedagogical practice in educommunication-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.