A literatura em diálogo: uma aproximação entre O velho do restelo, o professor e o aluno do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.creatorCampos, Valéria Hernandorena Monteagudo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25210-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663035-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de projeto para o estudo de literatura no ensino médio, com base no episódio do Velho do Restelo, presente no Canto IV da epopeia Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões. Para tal, primeiramente, realiza-se uma investigação sobre a importância da intertextualidade para a concretização da leitura qualificada de textos literários, assim como a relevância dos demais aspectos dialógicos presentes nos textos verbais, conforme delimitados por Bakhtin (1995), Kristeva (1969), entre outros. Em seguida, sintetiza-se uma discussão sobre o ensino da leitura no ensino médio e a importância da mediação do professor, como ponte entre autor e leitor. A fim de proporcionar um exemplo prático, realiza-se uma revisão crítica sobre o episódio camoniano, a partir da visão de diferentes estudiosos, como Massaud Moisés (1993), Salvatore D'Onofrio (1970) e Gladstone Chaves de Melo (1988), a fim de se consubstanciar um projeto que envolve a análise cruzada do discurso do Velho do Restelo com os poemas “Fala do Velho do Restelo ao Astronauta", de José Saramago, e “O Homem, As Viagens", de Carlos Drummond de Andrade. Por fim, a parte prática do projeto consistirá em produções realizadas pelos estudantes com base nas estâncias originais de Camões.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino - Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidade-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCamões, Luis de, 1524?-1580. Os Lusíadas-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Study and teaching - Design-
Palavras-chave: dc.subjectIntertextuality-
Palavras-chave: dc.subjectReading - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleA literatura em diálogo: uma aproximação entre O velho do restelo, o professor e o aluno do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.