Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boeno, Rosangela Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Boeno, Rosangela Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Manfio, Daiara | - |
Autor(es): dc.contributor | Turmena, Leandro | - |
Autor(es): dc.creator | Schneider, Patricia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:53:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:53:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11057 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/663020 | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to investigate the process of pedagogical intervention of educators of the Multifunctional Resource Room and teachers of the Science discipline of the state schools of Dois Vizinhos Paraná, which have students diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The initial investigation involved a survey of quantitative data, as it researched the number of students with ADHD included in the Common Education, the needs that they present and the methodologies used by educational institutions for the development of content in the Science discipline. Initially, the paper traces a brief history of ADHD, addressing what this disorder is, how the symptoms are and what are the characteristic behaviors, the importance of the diagnosis, the treatment, and how students with this disorder are being included in educational institutions. . The inclusion of students with special educational needs in ordinary education has become compulsory and regulated by law. Thus, the present study aimed to collect data on students with ADHD report through questionnaires, applied to teachers of the multifunctional resource room. Data analysis was based on Laurence Bardin's Content Analysis studies, using a qualitative research approach. An informative booklet was also prepared with guidelines for teachers of ADHD science in order to enable teachers to be able to carry out work that is increasingly closer to the educational inclusion of these students. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de intervenção pedagógica dos educadores da Sala de Recursos Multifuncionais e dos docentes da disciplina de Ciências dos colégios estaduais do município de Dois Vizinhos Paraná, que possuem alunos diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A investigação inicial envolveu um levantamento de dados quantitativos, pois pesquisou o número de alunos com TDAH inclusos no Ensino Comum, as necessidades que estes apresentam e as metodologias utilizadas pelas instituições de ensino para o desenvolvimento dos conteúdos na disciplina de Ciências. Inicialmente o trabalho traça um breve histórico sobre o TDAH, abordando o que é esse transtorno, como são os sintomas e quais os comportamentos característicos, a importância do diagnóstico, o tratamento, e como os alunos com este transtorno estão sendo inclusos nas instituições de ensino. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Comum, tornou-se obrigatória e regulamentada por lei. Sendo assim, o presente estudo propôs-se levantar dados sobre os alunos com laudo de TDAH por meio de questionários, aplicados aos professores da sala de recursos multifuncionais. A análise dos dados teve como base os estudos sobre Análise de Conteúdos de Laurence Bardin, numa abordagem de pesquisa qualitativa. Também foi elaborada uma cartilha informativa com orientações aos professores de Ciências do Ensino Comum sobre o TDAH, a fim de que os professores consigam ter subsídios para realizarem um trabalho que se aproxime cada vez mais da inclusão educacional desses alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attention-deficit hyperactivity disorder | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | - |
Título: dc.title | Os desafios do ensino de ciências para alunos com TDAH do ensino fundamental II no município de Dois Vizinhos PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: