Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansano Neto, João | - |
Autor(es): dc.contributor | Zago, Leandro | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Adriano Rodrigues dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:53:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:53:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18902 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662999 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo apresenta uma reflexão sobre uma experiência de ensino de literatura africana no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, toma-se como pressupostos teóricos centrais os estudos culturais (CEVASCO, 2003 e HALL, 2000), o pensamento pedagógico de Freire (2014) e o método recepcional (BORDINI & AGUIAR, 1993). Ao longo do artigo, temos como objetivo mostrar como a articulação de tais reflexões teóricas pode contribuir para o empreendimento de práticas pedagógicas diferenciadas, que rompam com uma tradição pedagógica focada no pensamento eurocêntrico. Além disso, o estudo mostra como tais mudanças podem se constituir como práticas promotoras de uma educação mais democrática, favorecendo assim o processo de transformação social. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura africana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | - |
Palavras-chave: dc.subject | African literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O ensino da literatura africana na educação de jovens e adultos: reflexões sobre uma experiência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: