Agências dos correios próprias e suas franquias do estado do Paraná: relacionamento e competitividade

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Autor(es): dc.contributorRomano, Cezar Augusto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9050177850757366-
Autor(es): dc.contributorFarah Junior, Moises Francisco-
Autor(es): dc.contributorRasoto, Vanessa Ishikawa-
Autor(es): dc.contributorLima, Isaura Alberton de-
Autor(es): dc.contributorRomano, Cezar Augusto-
Autor(es): dc.creatorFauro, Darcílio Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-30-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-30-
Data de envio: dc.date.issued2008-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3634-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662979-
Descrição: dc.descriptionThe system of franchise, spread and operated all over the world, is also strong in Brazil, which is situated in the fourth place in the world in operations with franchises. The offering of franchises by a governmental institution does not frequently occur, few are the cases found in Brazil. This relation mainly gives rise to some kind of a practical order conflict. The study searches for subsidies which support this partnership, and analyses the degrees of competitiveness in relation to the market. The system of franchises of the Post Offices, which began in the nineties, awakes the interest of the related segments in knowing how they get on with and relate with each other, how their legal orderliness is, and what strategies they adopt to face the competitors and to maintain themselves competitive. What occurs is that the Post Offices have their own net of agencies, already known, most of the times acting side by side with the franchises. The present work, with adequate instruments, searched to know if this companionship is harmonious to the point of being the propeller of joined actions which mutually strengthen themselves. Through a survey on the managers´ perception in both agencies, it was possible to know their degree of competitiveness, in a comparative way, including a survey with a sample of clients. The results are functional indicators of the system of franchise between the public franchise operator and the private company. The results can provide and serve as a stimulus to other public administration organisms which want or need to adopt franchises as a way to rise up their positions that are in precarious situations, so plentifully found in the public management of our country or as a strategy of competitiveness.-
Descrição: dc.descriptionO sistema de franquia, difundido e operado no mundo todo, também é forte no Brasil, o qual se situa em quarto lugar no mundo em operações com franquias. O oferecimento de franquias por órgão público não ocorre com frequência, são poucos os casos encontrados no Brasil. Essa relação, a priori, suscita algum tipo de conflito de ordem prática. O estudo busca subsídios que sustentam essa parceria e analisa os graus de competitividade em relação ao mercado. O sistema de franquias dos Correios que se iniciou na década de 90, desperta nos segmentos afins interesse em saber como convivem e se relacionam entre si, como é seu ordenamento jurídico, e que estratégias adotam para enfrentar a concorrência e se manter competitivas. O que ocorre é que os Correios possuem uma rede de agências próprias, já conhecida, na maioria das vezes atuando lado a lado com as franquias. O presente trabalho, com instrumentos adequados, buscou saber se esse convívio é harmonioso a ponto de ser impulsionador de ações conjuntas que se fortaleçam mutuamente. Através de um levantamento da percepção dos gerentes de ambas as agências, foi possível saber o seu grau de competitividade, de maneira comparada, inclusive com uma pesquisa junto a uma amostra de clientes. Os resultados são indicativos funcionais do sistema de franquia entre franqueador público, com empresa privada. Os resultados podem oportunizar e servir como estímulo a outros organismos da administração pública que queiram ou necessitem adotar franquias como forma de alavancarem suas posições que estiverem em situações precárias tão fartamente encontradas na gestão pública do nosso país ou como estratégia de competitividade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectServiço postal-
Palavras-chave: dc.subjectFranquias (Comércio varejista)-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresa Brasileira de Correios e Telégrafos-
Palavras-chave: dc.subjectPostal service-
Palavras-chave: dc.subjectFranchising-
Palavras-chave: dc.subjectCompetition-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de Produção-
Título: dc.titleAgências dos correios próprias e suas franquias do estado do Paraná: relacionamento e competitividade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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