Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | Amantino, Terezinha Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Eloisa Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Luan José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:53:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:53:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23928 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662921 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to make use of medicinal plants as a teaching and extension resource in a perspective of scientific literacy, aiming to diagnose the previous knowledge, developing and building new knowledge and concepts, in order to approximate the relationship between the university and the communities, sharing them dialogically. This research has an applied, descriptive, exploratory character and is characterized as action research in the Campos Gerais region, where it covered the state education network, traditional community, civil society and higher education institution. Data were collected through participant observation throughout the actions and written / evaluative activities performed at the end of the practices, having the data analysis in a qualitative way. According to the responses obtained during the actions, it was possible to analyze the relevance that medicinal plants end up providing, as it aroused the interest and curiosity of the different publics that honored the work, even breaking some barriers such as prejudice and discrimination regarding the theme. At the end of the actions it was possible to elaborate an e-book about medicinal plants of Campos Gerais in order to disseminate the knowledge obtained throughout the project. Different interventions were made, strengthening the ties between communities and the university, valuing the historical, cultural and natural heritage. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho se propôs a fazer uso de plantas medicinais como recurso de ensino e extensão em uma perspectiva da alfabetização científica, objetivando diagnosticar os conhecimentos prévios, desenvolvendo e construindo novos conhecimentos e conceitos, de forma a aproximar as relações entre a universidade e as comunidades, compartilhando-os dialogicamente. A presente pesquisa tem caráter aplicado, descritivo, exploratório e se caracteriza como pesquisa ação na região dos Campos Gerais, onde abrangeu-se a rede estadual de ensino, comunidade tradicional, sociedade civil e instituição de ensino superior. Os dados foram coletados por meio de observação participante ao longo das ações e por atividades escritas/avaliativas realizadas ao final das práticas, tendo a análise de dados de forma qualitativa. De acordo com as respostas obtidas no decorrer das ações foi possível analisar a relevância que as plantas medicinais acabam proporcionando, pois despertou o interesse e a curiosidade dos diferentes públicos que prestigiaram o trabalho, rompendo até mesmo algumas barreiras como preconceitos e discriminações com relação ao tema. Ao final das ações foi possível elaborar um e-book sobre as plantas medicinais dos Campos Gerais com o propósito de divulgar os conhecimentos obtidos ao longo do projeto. Foram realizadas diferentes intervenções estreitando os laços entre comunidades e a universidade, valorizando o patrimônio histórico, cultural e natural. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plantas medicinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicinal plants | - |
Palavras-chave: dc.subject | University extension | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | - |
Título: dc.title | Plantas medicinais dos Campos Gerais como recurso de ensino e extensão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: