Percepção do usuário em aplicações de realidade aumentada

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSanches, Silvio Ricardo Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorSanches, Silvio Ricardo Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorDamasceno, Eduardo Filgueiras-
Autor(es): dc.contributorPaschoal, Alexandre Rossi-
Autor(es): dc.creatorTaira, Gabriel Mamoru Nakamura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662901-
Descrição: dc.descriptionRecent technological advances have provided devices that enable the integration between real and virtual elements of the scene. Augmented Reality (AR) technics enables the user to maintain his sense of presence inside the virtual environment and can interact with virtual objects. Many of AR applications run on desktop PCs or notebook computers in which is performed the capture of the scene by a conventional webcam. In these applications, the system shows the AR environment within a window (the screen) to users. Camera pose and position estimation is important since the local in which we capture the scene can affect the accuracy of tasks. The objective of this research is apply subjective experiments to find the best camera pose and position setting in AR applications that running on desktops.-
Descrição: dc.descriptionOs avanços tecnológicos proporcionaram recursos que permitem a integração entre elementos reais e virtuais em uma cena. A Realidade Aumentada (RA) possibilita que o usuário mantenha o senso de presença no mundo real e possa interagir com objetos virtuais. Muitas das aplicações de RA são executadas em desktops ou notebooks em que a captura da cena é realizada por meio de webcam. Nessas aplicações, o ambiente aumentado é visualizado na tela. O posicionamento da câmera é fator importante nessas aplicações, uma vez que a posição e o ângulo em que a cena é capturada pode afetar a precisão nas tarefas realizadas. O objetivo desta pesquisa é, por meio de experimentos subjetivos, encontrar as melhores posição e ângulo para ajuste da câmera em aplicações de RA executadas em desktops.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRealidade aumentada-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto experimental-
Palavras-chave: dc.subjectAugmented reality-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental design-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO-
Título: dc.titlePercepção do usuário em aplicações de realidade aumentada-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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