O pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7693781941703733-
Autor(es): dc.contributorYonezawa, Wilson Massashiro-
Autor(es): dc.contributorFrancisco, Antonio Carlos de-
Autor(es): dc.contributorLima, Siumara Aparecida de-
Autor(es): dc.contributorKoscianski, André-
Autor(es): dc.creatorGlizt, Fabiana Rodrigues de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662892-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Caderno pedagógico - O pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental-
Descrição: dc.descriptionLogical reasoning is a skill exercised in every discipline. However is not regarded as a priority in the teaching process. Many teachers point gaps in the logical reasoning of students, and research shows that such failures can be the cause of failures and drop out in secondary and higher levels. It is necessary to create strategies so that this skill be developed from the early years of schooling. Computational thinking encompasses methods for problem solving, based on the fundamentals and techniques of computer science. It is currently seen a possible way to develop logical reasoning. The present research, including binary numbers, sorting methods, algorithms, programming language and logic in a class years of elementary school in the city of Ponta Grossa. The work was grounded in the constructivist ideas of Piaget and Papert's constructionism, and the method developed by Polya on problem solving. The results provide evidence that students engaged in the activities computational concepts can potentially develop skills as logical reasoning and develop creativity; they also gain knowledge normally limited to areas as computing and engineering.-
Descrição: dc.descriptionO raciocínio lógico está presente nas diversas áreas de conhecimento. Entretanto não é tratado como prioridade no processo de ensino. Pesquisas destacam a lacuna existente na formação do raciocínio lógico dos estudantes, e evidenciam que tais falhas prejudicam e são reflexos de muitos casos de reprovação e evasão em níveis médio e superior, sendo necessário criar estratégias para que esta habilidade seja desenvolvida desde os primeiros anos de escolarização. O pensamento computacional (do inglês, computational thinking) engloba métodos para solução de problemas baseado nos fundamentos e técnicas da Ciência da Computação, e atualmente é visto como uma das formas de desenvolver o raciocínio lógico. A presente pesquisa buscou analisar as contribuições do pensamento computacional no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, por meio de atividades lúdicas, tais como conversão de números binários, métodos de ordenação, algoritmos, linguagem de programação e lógica, em uma turma do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa, Paraná. A pesquisa pautou-se nas ideias do construtivismo de Piaget, do construcionismo de Papert, e no método desenvolvido por Polya acerca da resolução de problemas. Os resultados deste estudo fornecem evidências que quando os alunos têm a oportunidade de se envolver em atividades que abrangem os conceitos computacionais, desenvolvem-se habilidades além do raciocínio lógico, e possibilitam que os estudantes adquiriram conhecimentos antes delimitados a áreas específicas, como computação e engenharias.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectReasoning-
Palavras-chave: dc.subjectComputer-assisted instruction-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleO pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental-
Título: dc.titleComputational thinking in the initial years of elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.