A LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - e a formação de professores de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107-
Autor(es): dc.contributorNunes, Lúcia Maria-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
Autor(es): dc.contributorJacinski, Edson-
Autor(es): dc.contributorMatos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rúbia Carla da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-09-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662858-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Produto Final Blog - Ensino em Libras-
Descrição: dc.descriptionThis research is characterized as interdisciplinary, applied and qualitative explanatory. Its general objective to evaluate the Brasilian Sign Language (LSB) teaching methodology applied in the Bachelor's Degree in Mathematics. The methodology was organized into four distinct phases: survey of the theoretical framework; development of Brasilian Sign Language of discipline in a third-grade class, full / night shift, the Bachelor's Degree in Mathematics; the construction of the learning object, through intervention in a class of EJA - Youth and Adult Education, with three included deaf students; and the creation of a permanent educational blog about teaching in Brasilian Sign Language, since the educational reality of the deaf is poor. Was organized the work, with the introduction, aspects of inclusion and current legislation about Brasilian Sign Language. In the theoretical framework, the different languages and teacher training were presented, and the LSB as deaf linguisticcultural artifact. For the application of the research were presented the learning object and the methodological procedures used for data collection: the intervention filming; questionnaires; interviews in LSB with deaf students; and the technical expertise of the participating professionals. After the analysis and interpretation of data were obtained satisfactory results that have left evident the need for new strategies for teaching LSB in teacher education, making this fundamental research for this purpose.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa caracteriza-se como interdisciplinar, aplicada e qualitativo-explicativa. Tem como objetivo geral avaliar a metodologia de ensino da Libras aplicada em curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia foi organizada em quatro momentos distintos: levantamento do referencial teórico; desenvolvimento da disciplina de Libras em uma turma de terceiro ano, turno integral/noturno, do curso de Licenciatura em Matemática; a construção do objeto de aprendizagem, por meio de intervenção em uma turma de EJA - Educação de Jovens e Adultos, com três alunos surdos inclusos; e a criação de um blog educacional permanente sobre o ensino em Libras, uma vez que a realidade educacional dos surdos ainda é deficitária. Organizou-se o trabalho, apresentando na introdução, aspectos da inclusão e legislação vigente sobre a Libras. No referencial teórico, apresentaram-se as diferentes linguagens e a formação docente, e a Libras como artefato linguísticocultural surdo. Para a aplicação da pesquisa foram apresentados o objeto de aprendizagem e os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados: filmagens da intervenção; aplicação de questionários; entrevistas em Libras com os alunos surdos; e os pareceres técnicos dos profissionais participantes. Após a análise e interpretação dos dados, obtiveram-se resultados satisfatórios, que deixaram evidentes a necessidade de novas estratégias para o ensino da Libras na formação de professores, tornando esta pesquisa fundamental para esse fim.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSign language-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleA LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - e a formação de professores de matemática-
Título: dc.titleThe LIBRAS - Brazilian Language of Signals - and a formation of teachers of mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.