Demonstrações visuais no ensino de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEstephan, Violeta Maria-
Autor(es): dc.contributorEstephan, Violeta Maria-
Autor(es): dc.contributorNegrelli, Leônia Gabardo-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luciana Schreiner-
Autor(es): dc.contributorKalinke, Marco Aurélio-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Rafael da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9058-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662856-
Descrição: dc.descriptionStarting from a definition of mathematics proficiency and motivated by give opportunity this proficiency to students of elementary and high school this research seeks to show visual proof as a tool to achieve that goal. Introduces the general concept of visual proof from what many researchers classify as visual representations and their use within the logical structure of a mathematical proof. Researches indicating appear because visual proofs can be useful tools in the classroom, and characterized as a visual proof can be effective in the teaching of mathematics. With those reasons are presented six visual proofs with usage suggestions in the classroom, with elementary and high school content. These suggestions bring changes based on authors underlying this work with the intention to expand their educational potential, such as use of dynamic image, color, repetition and manipulatable material.-
Descrição: dc.descriptionPartindo de uma definição de proficiência matemática e motivados por oportunizar essa proficiência aos estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio esta pesquisa procura mostrar a demonstração visual como uma ferramenta para alcançar esse objetivo. Introduz o conceito geral de demonstração visual a partir do que diversos pesquisadores classificam como representações visuais e seu uso dentro da estrutura lógica de uma demonstração matemática. São apresentadas pesquisas que indicam porque as demonstrações visuais podem ser ferramentas úteis em sala de aula, e caracterizam como uma demonstração visual pode ser efetiva para o ensino de matemática. Com essa fundamentação são apresentadas seis demonstrações visuais com sugestões de uso em sala de aula para desenvolver conteúdos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Essas sugestões trazem modificações baseadas nos autores que fundamentam esse trabalho com a intensão de ampliar seu potencial pedagógico, como uso de imagem dinâmica, cor, repetição e material manipulável.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria das demonstrações-
Palavras-chave: dc.subjectEducação visual-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - História-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProof theory-
Palavras-chave: dc.subjectVisual education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - History-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleDemonstrações visuais no ensino de matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.