Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
Autor(es): dc.contributor | Dutra, Alessandra | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueiredo, Marcia Camilo | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral, Rosângela Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:53:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:53:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20180 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662849 | - |
Descrição: dc.description | This work of research consists on the investigation of the importance that the Education of Youth and Adults presents inside of the Brazilian the imprisionment system. The work reports the possibilities that the education presents to the subject s who are deprived of freedom once many of them were excluded socially and culturally because they did not have access to the educational system. This research, of a qualitative approach, configures itself on an interpretative perspective. The participant subjects are 36 prisoners who are accomplishing penalty on a closed system inside a presidium situated on the north of Paraná and there they go daily to class. The process of investigation happened during the period of classes aiming to understand how the students perceive themselves on the school context and what is their view facing the chance of returning to the studies. Based on the theoretical referential of Paulo Freire, turned to the popular demands and to the education of youth and adults that from a popular methodology, that frees and emancipates, aiming the education as practice of freedom, and considering the analysis of the reports of the prisoners and the achieved results, it becomes evident that to offer schooling inside the penal system it is to make of this space a way of transformation, allowing the subjects who are there to come out of their condition, to improve their lives and to draw new ways when they will be free. On this context education is perceived as a right to all, independently of being or not without freedom. Summarizing, the school in the prison´s system needs to offer an education to man´s individual and social liberation. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho consiste na investigação da importância que a Educação de Jovens e Adultos apresenta dentro do sistema penal brasileiro. O trabalho relata as possibilidades que a educação apresenta aos sujeitos que se encontram privados de liberdade uma vez que muitos desses foram excluídos socialmente e culturalmente por não terem acesso ao sistema educacional. De abordagem qualitativa, esta pesquisa configura-se numa perspectiva interpretativa. Os sujeitos participantes são 36 presos que cumprem pena em sistema fechado dentro de uma penitenciária situada na região norte do Paraná e no local frequentam as aulas diariamente. O processo de investigação ocorreu durante o período de aulas, com intuito de compreender como os alunos se percebem no contexto da escola e qual a visão diante da oportunidade de voltar a estudar. Com base no referencial teórico de Paulo Freire, voltado para as demandas populares e para a educação de jovens e adultos, que a partir de uma metodologia popular, libertadora e emancipadora, que visa à educação como prática de liberdade e mediante a análise de relatos dos encarcerados e os resultados alcançados, fica evidente que oportunizar a escola dentro do sistema penal é fazer desse espaço um caminho para transformação, possibilitando sair da condição que se encontram melhorar de vida e traçar novos caminhos quando estiverem em liberdade. Nesse contexto a educação é percebida como direito de todos independente de estar ou não em privação de liberdade. Em suma, a escola no sistema prisional precisa contemplar uma educação para a libertação individual e social do homem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisioneiros - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adult education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prisoners - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Educação de Jovens e Adultos: importância dessa modalidade de ensino no sistema prisional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: