Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Zago, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Matsuda, Alice Atsuko | - |
Autor(es): dc.creator | Cesar, Carlos Henrique Oberbacher | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:53:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:53:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18883 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662829 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como finalidade apresentar aos profissionais da educação e aos estudiosos da área a importância do ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras nas aulas de língua portuguesa e literatura na desconstrução de uma visão imperante sobre o continente africano como “exótico” e repleto de doenças, guerras e pobreza. Nesse trabalho será abordado no aspecto teórico, um histórico das conquistas e reconhecimentos do Estado á população negra e sobre ensino da história e cultura africana no Brasil e em Santa Catarina. Na parte prática uma pesquisa realizada com professores de ensino médio de escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SC sobre o impacto da Lei 10.639/2003 - que institui como obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares- em suas aulas. Mesmo registrando uma baixa adesão dos professores e escolas, foi possível identificar as carências que dificultam e, as vezes, impedem o cumprimento da referida lei na região. É importante destacar que a partir da redemocratização do país, os órgãos executivos e legislativos voltaram seus olhares para a população negra e seus direitos na sociedade. Mas foi a partir do ano de 2003 que o Estado Brasileiro tomou medidas incisivas para o combate a discriminação étnico-racial garantindo direitos em lei e criando órgão para a promoção da igualdade racial. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura africana | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Joaçaba (SC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | African literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools - Joaçaba (SC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | - |
Título: dc.title | O ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras nas aulas de língua portuguesa e literatura no ensino médio em escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SC | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: