O ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras nas aulas de língua portuguesa e literatura no ensino médio em escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SC

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.contributorCantarin, Márcio Matiassi-
Autor(es): dc.contributorZago, Leandro-
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.creatorCesar, Carlos Henrique Oberbacher-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18883-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662829-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como finalidade apresentar aos profissionais da educação e aos estudiosos da área a importância do ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras nas aulas de língua portuguesa e literatura na desconstrução de uma visão imperante sobre o continente africano como “exótico” e repleto de doenças, guerras e pobreza. Nesse trabalho será abordado no aspecto teórico, um histórico das conquistas e reconhecimentos do Estado á população negra e sobre ensino da história e cultura africana no Brasil e em Santa Catarina. Na parte prática uma pesquisa realizada com professores de ensino médio de escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SC sobre o impacto da Lei 10.639/2003 - que institui como obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas públicas e particulares- em suas aulas. Mesmo registrando uma baixa adesão dos professores e escolas, foi possível identificar as carências que dificultam e, as vezes, impedem o cumprimento da referida lei na região. É importante destacar que a partir da redemocratização do país, os órgãos executivos e legislativos voltaram seus olhares para a população negra e seus direitos na sociedade. Mas foi a partir do ano de 2003 que o Estado Brasileiro tomou medidas incisivas para o combate a discriminação étnico-racial garantindo direitos em lei e criando órgão para a promoção da igualdade racial.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura africana-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectCultura-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Joaçaba (SC)-
Palavras-chave: dc.subjectAfrican literature-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectCulture-
Palavras-chave: dc.subjectSchools - Joaçaba (SC)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS-
Título: dc.titleO ensino das literaturas africanas e afro-brasileiras nas aulas de língua portuguesa e literatura no ensino médio em escolas públicas da microrregião de Joaçaba-SC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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