TDIC na e para aprendizagem: análise do currículo da cidade de São Paulo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCatto, Camilo-
Autor(es): dc.contributorCatto, Camilo-
Autor(es): dc.contributorMoliani, João Augusto-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Renata Rosa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:53:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:53:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24309-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662812-
Descrição: dc.descriptionThis research presents the proposals for technologies for learning being in the City Curriculum, an official document of the municipality of São Paulo, and some educational projects being in the schools that use the Digital Technologies of Information and Communication (DICT). DICT in the São Paulo schools have specific learning objectives, not just being used as a mediating tool, and there is a digital education teacher (POED) to work on specific content and to integrate with other disciplines. The objective of this research is to analyze whether the proposals being in the curriculum corroborate the studies of Roxane Rojo and José Moran, researchers who work in the area of teacher training and the use of technologies. The need for further research through a questionnaire attempts to gather information with POEDs in order to find out how the institutional curriculum materializes within schools, map the technological equipment being in the schools and verify whether educational practices involving DICT within schools surveyed, and if they are reach a sufficient number of students and teachers.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta as propostas de tecnologias para aprendizagem presentes no Currículo da Cidade, documento oficial do município de São Paulo, e alguns projetos educativos presentes na rede que utilizam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). As TDIC na rede paulistana possuem objetivos de aprendizagens específicos, não sendo apenas uma utilização como ferramenta mediadora, e conta com um professor de educação digital (POED) para trabalhar conteúdos específicos e para a integração com demais disciplinas. O objetivo desta pesquisa é analisar se as propostas presentes no currículo corroboram com os estudos de Roxane Rojo e José Moran, pesquisadores que atuam na área de formação de profesores e uso de tecnologias. A necessidade de continuidade de pesquisa por meio de questionário intenta bucar informações com POEDs com o objetivo de conhecer como acontece a materialização do currículo institucional dentro das escolas, fazer o mapeamento de equipamentos tecnológicos presentes nas unidades e verificar se as práticas educativas envolvendo TDIC dentro das escolas pesquisadas atingem número suficiente de estudantes e professores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículos - São Paulo (SP)-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Curricula - São Paulo (SP)-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication and technology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleTDIC na e para aprendizagem: análise do currículo da cidade de São Paulo-
Título: dc.titleDICT in and for learning: analysis of the São Paulo city curriculum-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.