Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Julio Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Julio Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | Moletta, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Fenato, Alexandre Junior | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Schaiany de Fatima | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Hellen Christine Hass | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:52:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:52:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16896 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662767 | - |
Descrição: dc.description | This work begins telling a little about the history of Robotics which their contribution and application in industrial area, is also highlighted the importance of an educational system aimed at the area of Robotics and how these systems can contribute for a better learning and for apprentices to develop your skills in a more secure environment in comparison to an industrial setting. For this study we used a didactic system of LEGO, using the technology known as LEGO Mindstorms is a line of educational kits aimed at teaching of robotics. Was chosen the prototype Robot Arm H25 to Assembly and simulation, since this robot is one of the most looks like the robotic arms that are used currently in the industry, and can be a clearer example of an industrial application. Robot Assembly was held through the instruction manual of the manufacturer and developed a sequence of programming using LEGO software. Thus, theoretical and practical aspects will be treated in order to contribute to a successful learning. This methodology provides opportunities to face challenges and difficulties, usually found in the automation projects, introducing the student to the experimental experience. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho começa contando um pouco sobre a história da robótica qual a sua contribuição e aplicação na área industrial, também é destacada a importância de um sistema educacional voltado para área da robótica e como esses sistemas podem contribuir para obter- se um melhor aprendizado e para que os aprendizes possam desenvolver melhor suas habilidades em um ambiente mais seguro em comparação à um ambiente industrial. Para realização deste trabalho foi utilizado um sistema didático da LEGO, utilizando a tecnologia conhecida como LEGO Mindstorms é uma linha de kits didáticos voltado para área do ensino da robótica. Foi escolhido o protótipo Robô Arm H25 para montagem e simulação, já que esse robô é um dos que mais se parece com os braços robóticos que são utilizados atualmente dentro das industrias, podendo ser um exemplo mais claro de uma aplicação industrial. Foi realizada a montagem do robô através do manual de instruções do fabricante e desenvolvida uma sequência de programação utilizando o software da LEGO. Sendo assim, aspectos teóricos e práticos serão tratados visando contribuir a uma aprendizagem bem-sucedida. Essa metodologia proporciona oportunidades de enfrentar desafios e dificuldades, normalmente encontradas nos projetos de automação, introduzindo o aluno à vivência experimental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Engenharia Eletrônica | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Automação Industrial | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manual training | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS | - |
Título: dc.title | Avaliação de um sistema didático aplicado no ensino de robótica | - |
Título: dc.title | Evaluation of didactic systems applied in teaching of robotics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: