Letramento literário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorFranz, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Samira Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18849-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662763-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo explorar o tema do letramento e do letramento literário, através dos meios digitais, a produção textual colaborativa em ambientes escolares, incorporando-a a um gênero textual como parte dos multiletramentos. No ensino médio, essa deficiência se evidencia e se acentua, em virtude da introdução de estudos sistematizados de textos literários, que geralmente exigem habilidades complexas de leitura, como a análise, a comparação e a interpretação. Assim, a escola não vem cumprindo seu papel de formar leitores competentes ─ seja de gêneros do discurso em geral, seja de gêneros literários ─, nem tem cultivado o hábito regular de leitura entre os jovens. Por isso, com exemplos práticos de como seria conduzido o trabalho, procura-se situar como eixo das atividades o diálogo entre textos de diferentes épocas e autores, bem como de diferentes línguas e culturas, a fim de compreender não apenas as relações entre a cultura brasileira e a cultura de outros povos, mas também as relações entre a cultura do passado e a cultura contemporânea. Essa proposta, de perspectiva dialógica do texto literário, visa aproximar as abordagens sincrônica e diacrônica da literatura, priorizando a leitura do texto e o desenvolvimento de habilidades de leitura. Assim é possível proporcionar um olhar diferenciado e enxergar o aluno em sala de aula como nativo digital que é: um construtor colaborador das criações conjugadas na era das linguagens líquidas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento digital-
Palavras-chave: dc.subjectTextos - Gênero-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros literários-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectComputer literacy-
Palavras-chave: dc.subjectTexts - Gender-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and education-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary form-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleLetramento literário-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.