Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKrynski, Eleandro Maschio-
Autor(es): dc.contributorKrynski, Eleandro Maschio-
Autor(es): dc.contributorPorfirio, Andres Jessé-
Autor(es): dc.contributorMarczal, Diego-
Autor(es): dc.creatorFaccin, João Guilherme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662757-
Descrição: dc.descriptionThis research focuses on the difficulties faced by learners of languages based on logic programming paradigm, turning specifically to the Prolog language learning. From an introduction to Prolog are discussed concepts like recursion and retroaction as well as the use of external representations as teaching aid. The proposed solution seeks support in the areas of Algorithms Visualization and Interactive Learning Environments. In order to mitigate the difficulties that make up the research problem, it proposes the use of multiple external representations implemented in an interactive learning environment.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa incide sobre a dificuldade enfrentada por aprendizes de linguagens baseadas no paradigma lógico de programação, voltando-se especificamente ao aprendizado da linguagem Prolog. A partir de uma introdução ao Prolog discutem-se conceitos como retroação e recursividade, bem como a utilização de representações externas como auxílio didático. A solução proposta busca amparo nas áreas de Visualização de Algoritmos e de Ambientes Interativos de Aprendizagem. A fim de atenuar as dificuldades que compõem a problemática da pesquisa, propõe-se a utilização de múltiplas representações externas implementadas em um ambiente interativo de aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherGuarapuava-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Sistemas para Internet-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação (Computadores)-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação lógica (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectPROLOG (Linguagem de programação de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectComputer programming-
Palavras-chave: dc.subjectLogic programming-
Palavras-chave: dc.subjectProlog (Computer program language)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleVisualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog-
Título: dc.titleInteractive visualization for teaching logic programming in Prolog-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.