Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Krynski, Eleandro Maschio | - |
Autor(es): dc.contributor | Krynski, Eleandro Maschio | - |
Autor(es): dc.contributor | Porfirio, Andres Jessé | - |
Autor(es): dc.contributor | Marczal, Diego | - |
Autor(es): dc.creator | Faccin, João Guilherme | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:52:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:52:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11872 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662757 | - |
Descrição: dc.description | This research focuses on the difficulties faced by learners of languages based on logic programming paradigm, turning specifically to the Prolog language learning. From an introduction to Prolog are discussed concepts like recursion and retroaction as well as the use of external representations as teaching aid. The proposed solution seeks support in the areas of Algorithms Visualization and Interactive Learning Environments. In order to mitigate the difficulties that make up the research problem, it proposes the use of multiple external representations implemented in an interactive learning environment. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa incide sobre a dificuldade enfrentada por aprendizes de linguagens baseadas no paradigma lógico de programação, voltando-se especificamente ao aprendizado da linguagem Prolog. A partir de uma introdução ao Prolog discutem-se conceitos como retroação e recursividade, bem como a utilização de representações externas como auxílio didático. A solução proposta busca amparo nas áreas de Visualização de Algoritmos e de Ambientes Interativos de Aprendizagem. A fim de atenuar as dificuldades que compõem a problemática da pesquisa, propõe-se a utilização de múltiplas representações externas implementadas em um ambiente interativo de aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Guarapuava | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Sistemas para Internet | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação (Computadores) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação lógica (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | PROLOG (Linguagem de programação de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logic programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prolog (Computer program language) | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | Visualização interativa para o ensino de programação lógica em Prolog | - |
Título: dc.title | Interactive visualization for teaching logic programming in Prolog | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: