Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Erica Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8904855809524041 | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho Neto, Joao | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2482014486805534 | - |
Autor(es): dc.contributor | Scannavino, Katia Romero Felizardo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3546986594133608 | - |
Autor(es): dc.contributor | Watanabe, Willian Massami | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8946276875418151 | - |
Autor(es): dc.creator | Ruiz, Glauco Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:52:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:52:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5305 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662750 | - |
Descrição: dc.description | Context: Software development processes are considered as knowledge intensive and therefore Knowledge Management (KM) can be applied to efficiently manage the knowledge generated. Agile practices can benefit the software organizations in terms of KM. Some studies have already presented evidence about this relationship. However, the intersection of these two areas still require further clarification. Objective: This study aims to synthesize research on KM and Agile Software Development (ASD) using the meta-ethnography method considering Scrum and XP frameworks as scope. Method: In order to achieve the proposed goal, first, the phases of the meta-ethnography analysis method were applied to a set of articles selected from a tertiary review of KM and ASD, as well as classic guides and area references. Finally, the relationships identified between the investigated areas were analyzed through interviews with experts in agile development methodology. Results: KM activities during ASD can improve team learning and collaborate with the evolution of organizational knowledge. The most common activity investigated between KM and ASD is knowledge sharing. Applying meta-ethnography and confirming the synthesization of interviews with ASD specialists, it was possible to identify relationships and associations between agile values, Scrum elements and main XP practices within the integrated KM cycle. Conclusion: The clarification of how KM is present in each agile value, practices and artifacts allows a reflection on how much knowledge was created, shared and applied during ASD. In addition, such results presented in this study enable organizations to know each other better and to explore more each KM activity, thus contributing to delivering more value to the customer. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Contexto: Os processos de desenvolvimento de software são considerados intensivos em conhecimento e, portanto, a Gestão do Conhecimento (GC) pode ser aplicada para gerenciar com eficiência o conhecimento gerado. As práticas ágeis podem beneficiar as organizações de software em termos de GC. Alguns estudos já apresentaram evidências sobre essa relação. No entanto, a interseção dessas duas áreas ainda requer esclarecimentos adicionais. Objetivo: Este estudo tem como objetivo sintetizar pesquisas sobre GC e Desenvolvimento Ágil de Software (DSA), utilizando o método da meta-etnografia, considerando os frameworks Scrum e XP como escopo. Método: Para atingir o objetivo proposto, primeiro, as fases do método de análise meta-etnográfica foram aplicadas a um conjunto de artigos selecionados a partir de uma revisão terciária de GC e DSA, além das referências clássicas da área. Por fim, as relações identificadas entre as áreas investigadas foram analisadas por meio de entrevistas com especialistas em DSA. Resultados: As atividades de GC durante o DSA podem melhorar o aprendizado em equipe e colaborar com a evolução do conhecimento organizacional. A atividade mais comum investigada entre GC e DSA é o compartilhamento de conhecimento. Aplicar a meta-etnografia e confirmar as sintetizações com entrevistas feitas junto a especialistas de DSA, foi possível identificar relacionamentos e associações entre valores ágeis, elementos do Scrum e principais práticas do XP junto ao ciclo integrado da GC. Conclusão: O esclarecimento de como a GC está presente em cada valor, práticas e artefatos ágeis permite refletir sobre quanto conhecimento foi criado, compartilhado e aplicado durante o DSA. Além disso, os resultados apresentados neste estudo permitem que as organizações se conheçam melhor e explorem cada atividade de GC, contribuindo assim para agregar mais valor ao cliente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Cornelio Procopio | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento ágil de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer software - Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agile software development | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Computação | - |
Título: dc.title | Synthesizing researches on knowledge management and agile software development using the meta-ethnography method | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: