Gênero Salmonella: uma intervenção didático-pedagógica com discentes do curso formação de docentes em escola pública de Dois Vizinhos - PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeite, Deborah Catharine de Assis-
Autor(es): dc.contributorManfio, Daiara-
Autor(es): dc.contributorLeite, Deborah Catharine de Assis-
Autor(es): dc.contributorSignorati, Adrieli-
Autor(es): dc.creatorKaiper, Edineia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11044-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662685-
Descrição: dc.descriptionThe Microbiology is the science that studies microorganisms and their interactions with nature, manifesting everyday in people's lives. The genus Salmonella is an important pathogen agent, adapting to various environmental conditions, being present in water and soil, resisting the digestive tract conditions of humans and animals. These microorganisms cause notable impacts on public health, by causing the salmonellosis disease, classified as a Foodborne Disease (DTA). The present project of conclusion of the course had the objective of promoting knowledge about microbiology, evidencing the bacterial genus Salmonella, as well as its implications for public health and approach on food safety, for students of the 1st year of the Teacher Training Course of the Leonardo da Vinci State College of the county of Dois Vizinhos - PR. The development happend in three meetings, the first being the application of a pre-questionnaire, followed by a lecture on the general aspects of Microbiology and the bacterial genus Salmonella sp, the impacts on public health and the notions of food safety legislation. In the second meeting, there was a practical class "Cultivating the microorganisms" which consisted in sow microorganisms present in objects of daily use in a homemade culture medium. In the third meeting, were observed the results of the practical experiment, contextualizing with the presence of microorganisms in the daily and application of post-questionnaire. The results of the comparison made on the level of knowledge by the observed students between pre and post-questionnaire were satisfactory, checking that the methodology used to work on the proposed theme was efficient. About the microbial growth in the culture medium, it was observed growth of microorganisms, mainly of fungi in 100% of the objects of study: cell, door handle, student hands and coin. Therefore, it is concluded that the methodologies used, in this case the cultivation of microorganisms as a practical activity together the theoretical scientific content exposed were efficient for the understanding of content by the students involved in the project.-
Descrição: dc.descriptionA Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos e suas interações com a natureza, manifestando-se cotidianamente na vida das pessoas. O gênero de bactéria Salmonella é um importante agente patogênico transmitido por via alimentar, adaptando-se a diversas condições ambientais, podendo estar presente na água e no solo e resistindo às condições do trato digestivo de humanos e animais. Estes microrganismos causam impactos notáveis na saúde pública por provocarem a doença salmonelose, classificada como uma Doença Transmitida por Alimentos (DTA). O presente Projeto de Conclusão de Curso teve por objetivo promover o conhecimento a respeito da microbiologia, evidenciando o gênero bacteriano Salmonella, bem como suas implicações na saúde pública e abordagem sobre segurança alimentar, para discentes do 1° ano do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Leonardo da Vinci do município de Dois Vizinhos – PR. O desenvolvimento aconteceu em três encontros, sendo no primeiro a aplicação de um pré-questionário, seguido de palestra sobre os aspectos gerais da Microbiologia e do gênero bacteriano Salmonella, os impactos causados na saúde pública e noções de legislações de segurança alimentar. No segundo encontro houve uma aula prática “Cultivando os microrganismos” a qual consistiu em semear microrganismos presentes em objetos de uso cotidiano em meio de cultura caseiro. No terceiro encontro foram observados os resultados do experimento prático contextualizando com a presença de microrganismos no dia a dia e aplicação de pós-questionário. Os resultados da comparação feita a respeito do nível de conhecimento por parte dos alunos observados entre pré e pós-questionário foram satisfatórios, constatando-se que a metodologia utilizada para trabalhar sobre o tema proposto foi eficiente. Quanto ao crescimento microbiano nos meios de cultura, observou-se crescimento de microrganismos, principalmente de fungos em 100% dos objetos de estudo: celular, maçaneta da porta, mãos de aluno e moeda. Portanto, conclui-se que as metodologias utilizadas, neste caso o cultivo de microrganismos enquanto atividade prática juntamente o conteúdo científico teórico exposto foram eficientes para a compreensão do conteúdo por parte dos discentes envolvidos no projeto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSalmonelose-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentos - Microbiologia-
Palavras-chave: dc.subjectSalmonellosis-
Palavras-chave: dc.subjectFood security-
Palavras-chave: dc.subjectFood - Microbiology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA-
Título: dc.titleGênero Salmonella: uma intervenção didático-pedagógica com discentes do curso formação de docentes em escola pública de Dois Vizinhos - PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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