Cogitando o método recepcional na prática docente: possibilidades de recepção das obras I Love my husband, de Nélida Pinõn e A moça tecelã de Marina Colasanti

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFranz, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorFranz, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Cleber Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25152-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662650-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual sobre a estética da recepção de Jauss e do método recepcional proposto por Bordini e Aguiar. Discute os conceitos de recepção proposto pelos autores com enfoque no leitor enquanto sujeito da interpretação e apreciação estética da obra literária. Problematiza-se o ensino de literatura pautado na cronologia das obras e autores e propõe uma alternativa metodológica. Apresenta-se as etapas do método recepcional e suas possibilidades de aplicação em sala de aula a partir de um tema, neste caso, a representação da mulher em nossa sociedade. O método recepcional pode ser uma alternativa metodológica bastante interessante porque considera o leitor como o protagonista da interpretação literária.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores - Reação crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEstética na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectReader-response criticism-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetics in literature-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA-
Título: dc.titleCogitando o método recepcional na prática docente: possibilidades de recepção das obras I Love my husband, de Nélida Pinõn e A moça tecelã de Marina Colasanti-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.