Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Polese, Edna da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Polese, Edna da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Matsuda, Alice Atsuko | - |
Autor(es): dc.creator | Cesar, Juliana Oberbacher | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:52:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:52:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662642 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho acadêmico propõe uma abordagem da literatura indígena brasileira, apresenta as especificidades que a caracterizam como uma literatura extraocidental, seus principais escritores e o teor de seu discurso, bem como pretende vincular sua inserção em sala aula às aulas de Literatura para o Ensino Médio, objetivando atender ao disposto na Lei nº 11.645/08 que determina a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Indígena” em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e histórias brasileiras. O embasamento legal está pautado em arquivos oficiais publicados pelo Ministério da Educação. O tipo de pesquisa adotado para este trabalho acadêmico foi o de pesquisa exploratória, pois se baseou em pesquisas bibliográficas realizadas em livros e sites concernentes à temática, bem como através da pesquisa qualitativa de natureza aplicada dirigida aos professores da disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Médio das escolas públicas estaduais da microrregião de Joaçaba. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, devido a um grande silenciamento por parte dos professores e as instituições contatadas para a realização da pesquisa, o que demonstra aliado a um excerto em nota de rodapé encontrado na Proposta Curricular de Santa Catarina que a Lei nº 11.645/08 ainda exige grandes esforços para sua implantação no Estado, inclui-se aqui em especial, a microrregião de Joaçaba. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura indígena - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Joaçaba (SC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indian literature - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Middle school education - Joaçaba (SC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | - |
Título: dc.title | A literatura indígena brasileira em sala de aula sob o enfoque da lei nº 11.645/08: aplicação nas escolas públicas estaduais de ensino médio da microrregião Joaçaba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: