A literatura indígena brasileira em sala de aula sob o enfoque da lei nº 11.645/08: aplicação nas escolas públicas estaduais de ensino médio da microrregião Joaçaba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPolese, Edna da Silva-
Autor(es): dc.contributorPolese, Edna da Silva-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.creatorCesar, Juliana Oberbacher-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18887-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662642-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho acadêmico propõe uma abordagem da literatura indígena brasileira, apresenta as especificidades que a caracterizam como uma literatura extraocidental, seus principais escritores e o teor de seu discurso, bem como pretende vincular sua inserção em sala aula às aulas de Literatura para o Ensino Médio, objetivando atender ao disposto na Lei nº 11.645/08 que determina a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Indígena” em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e histórias brasileiras. O embasamento legal está pautado em arquivos oficiais publicados pelo Ministério da Educação. O tipo de pesquisa adotado para este trabalho acadêmico foi o de pesquisa exploratória, pois se baseou em pesquisas bibliográficas realizadas em livros e sites concernentes à temática, bem como através da pesquisa qualitativa de natureza aplicada dirigida aos professores da disciplina de Língua Portuguesa do Ensino Médio das escolas públicas estaduais da microrregião de Joaçaba. O método utilizado é o hipotético-dedutivo, devido a um grande silenciamento por parte dos professores e as instituições contatadas para a realização da pesquisa, o que demonstra aliado a um excerto em nota de rodapé encontrado na Proposta Curricular de Santa Catarina que a Lei nº 11.645/08 ainda exige grandes esforços para sua implantação no Estado, inclui-se aqui em especial, a microrregião de Joaçaba.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura indígena - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Joaçaba (SC)-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação-
Palavras-chave: dc.subjectIndian literature - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectMiddle school education - Joaçaba (SC)-
Palavras-chave: dc.subjectLegislation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA-
Título: dc.titleA literatura indígena brasileira em sala de aula sob o enfoque da lei nº 11.645/08: aplicação nas escolas públicas estaduais de ensino médio da microrregião Joaçaba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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