Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Liu, Eunice | - |
Autor(es): dc.contributor | Botter, Fernanda | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Marinês Ribeiro dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Liu, Eunice | - |
Autor(es): dc.contributor | Lucca, André de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Thamiris Sartori | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:52:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:52:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13835 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662640 | - |
Descrição: dc.description | The present work develops illustrations and applies in a line of children's school material, aiming to encourage healthy habits and propose alternatives of different representations that involve the diversities of ethnicities. Applying them in a collection of school material for children, the topics covered involving habits and diversities are: inclusion, persona hygiene, physical activities, good nutrition and the relationship of sustainability with the environment. Through questioning about images and objects present in the educational environment, it problematizes the influences that these artifacts have been providing for the construction of children's identity. The studies presented by this research use the bases on images present in the educational environment and the discourses presented through these representations placed for the child. The illustrations were analyzed by a small portion of the public proposed in this project. The prototypes were thought with the illustrations in order to observe results in impressions and different finishes. The results are not final models, but serve as a study for the application of illustrations in processes of different surfaces, such as fabric, plastic and paper. Thus, this work intends to show an awareness of the differences that exist in each one as a stimulus to tolerance and self-acceptance. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho desenvolve ilustrações e aplica em uma linha de material escolar infantil, visando incentivar hábitos saudáveis e propor alternativas de representações diferentes que envolvam as diversidades de etnias. Aplicando-as em uma coleção de material escolar para crianças, as temáticas abordadas envolvendo hábitos e as diversidades são: inclusão, a higiene pessoal, atividades físicas, boa alimentação e a relação de sustentabilidade com o meio ambiente. Através de questionamentos sobre imagens e objetos presentes no ambiente educacional, problematiza as influências que esses artefatos vêm proporcionando para a construção da identidade das crianças. Os estudos apresentados por essa pesquisa recorrem às bases sobre imagens presentes no ambiente educacional e os discursos apresentados por meio dessas representações colocadas para a criança. As ilustrações foram analisadas por uma pequena parcela do público proposto neste projeto. Os protótipos foram pensados com as ilustrações de forma a observar resultados em impressões e acabamentos diferentes. Os resultados não são modelos finais, porém servem como estudo para aplicação de ilustrações em processos de superfícies diferentes, sendo o tecido, o plástico e o papel. Assim, este trabalho pretende mostrar uma consciência das diferenças que existem em cada um como estímulo a tolerância e à autoaceitação. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Design Gráfico | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábitos de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic design (Typography) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design, Industrial | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | - |
Título: dc.title | Lume: projeto de design de material escolar educacional infantil com temática de hábitos saudáveis e diversidades | - |
Título: dc.title | Lume: design project of children's educational school material with the theme of healthy habits and diversities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: