Percepção pedagógica: história da ciência nos livros didáticos do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPletsch, Adelmo Lowe-
Autor(es): dc.contributorPletsch, Adelmo Lowe-
Autor(es): dc.contributorCosta, Michelle Budke-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
Autor(es): dc.creatorKuchake, Hellen Priscila Paiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22127-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662633-
Descrição: dc.descriptionThe study aimed to analyze how the history of science is being conveyed in textbooks of science used by state schools Janiópolis/PR, especially in relation to its form and intent. Was also investigated the science teachers of opinion related to these materials and issues related to their training and performance in class. The option for the study of the textbook was made due to its strong presence in the teaching-learning process, so we identified the need to assess the possible deficiencies and contribute suggestions for its transformation. It was developed through literature, through systematic analysis of books and qualitative to analyze the representations of the teachers on the subject. It was found with the data collected, all investigated textbooks are addressing the history of science, however, most of this described superficially, and out of the main text, where scientists work individually and linearly beyond this, the amount of activities related to the theme was very low. As for the teachers, all hold their training related to insufficient scientific historical context, are critical to textbooks and finally recognize that students leave without suitable training in the history of science. With these results it observed that the history of science contained in the textbooks is insufficient. So it is up to teachers searches in other materials. Because of these considerations, it must be said that changes should begin in degree courses, they need to provide specific disciplines or work this context within other materials and the importance of continuing education courses related will issue from speaking, being aware of importance of historical analysis, teachers may be more critical in the choice of textbooks in addition know when necessary to seek other materials, ensuring a significant learning experience for their students.-
Descrição: dc.descriptionO estudo teve como objetivo analisar como a história da ciência esta sendo veiculada nos livros didáticos de ciências utilizados pelas escolas estaduais de Janiópolis/PR, principalmente em relação à sua forma e intenção. Também foi investigado a opinião dos professores de ciências referente a estes materiais e questões relacionados à sua formação e atuação nas aulas. A opção pelo estudo do livro didático foi feita devida a sua marcante presença no processo de ensinoaprendizagem, por isso identificamos a necessidade de averiguar suas possíveis carências e contribuir com sugestões para sua transformação. Foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, mediante análise sistemática dos livros e qualitativa para analisar as representações dos professores sobre o tema. Verificou-se com os dados levantados, que todos os materiais didáticos investigados estão abordando a história da ciência, no entanto, a maior parte esta descrita de maneira superficial, e fora do texto principal, onde os cientistas trabalham de forma individual e linear, além disto, a quantidade de atividades relacionadas à temática foi muito reduzida. Quanto aos professores, todos consideram sua formação relacionada ao contexto histórico científico insuficiente, fazem críticas aos livros didáticos e por fim reconhecem que os alunos saem sem formação adequada da história da ciência. Com estes resultados foi possível identificar que a história da ciência contida nos livros didáticos é insuficiente. Portanto, cabe aos professores pesquisar em outros materiais. Em virtude dessas considerações, cumpre dizer que as mudanças devem começar nos cursos de licenciatura, que precisam fornecer disciplinas específicas ou trabalhar este contexto dentro de outras matérias, além da importância de cursos de formação continuada relacionada á temática, desde modo, tendo a consciência da importância de fazer análise histórica, os professores poderão ser mais críticos na escolha dos livros didáticos, além saberem quando necessário buscar em outros materiais, garantindo um aprendizado significativo para seus alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titlePercepção pedagógica: história da ciência nos livros didáticos do ensino fundamental-
Título: dc.titlePedagogical perception: science history in textbooks of elementary school.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.