A escola e os desafios da inclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamicia, Rafaela Greici da Motta-
Autor(es): dc.contributorCamicia, Rafaela Greici da Motta-
Autor(es): dc.contributorThomaz, Diego Venâncio-
Autor(es): dc.contributorObana, João Enzio Gomes-
Autor(es): dc.creatorSantos, Shirley Pires de Camargo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21108-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662614-
Descrição: dc.descriptionThe study has as its theme the challenges of inclusion, establishing the general objective of demonstrating the difficulties faced by schools and teachers as well as forms and / or strategies to promote the improvement of teaching students with special needs, as well as its perfect integration in the educational system and in society deepening theoretical and methodological knowledge involved the teachinglearning process. For specific objectives were outlined: check with the regular education teachers that the main difficulties encountered in the inclusion of students with special needs; determine what resources are used by teachers to facilitate the learning process for students with special needs; and investigate with the family of the disabled have occurred behavioral changes in their children after their inclusion in mainstream education. The methodological procedures involved the descriptive, exploratory study, quantitative and literature. The results indicated that teachers consider necessary the inclusion of students with special needs in regular schools, but there is still no adequate support for it, as required by law, which makes the teacher's work very difficult. Despite the difficulties, parents and teachers agree that the student included an evolution in relation to themselves when they interact in the classroom regular education.-
Descrição: dc.descriptionO estudo tem como tema os desafios da inclusão, estabelecendo como objetivo geral demonstrar as dificuldades enfrentadas pela escola e pelos professores, assim como as formas e/ou estratégias para promover a melhoria do ensino aos alunos com necessidades especiais, assim como a sua perfeita interação no sistema educacional e na sociedade aprofundando conhecimentos teóricos-metodológicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Por objetivos específicos foram delineados: verificar junto aos professores do ensino que regular quais as principais dificuldades encontradas na inclusão de alunos com necessidades especiais; averiguar quais os recursos utilizados pelos professores para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais; e investigar junto à família dos portadores de deficiências se ocorreram mudanças comportamentais de seus filhos após a inclusão dos mesmos no ensino regular. Os procedimentos metodológicos envolveram o estudo descritivo, exploratório, quantitativo e a pesquisa bibliográfica. Os resultados indicaram que os professores consideram necessária a inclusão do aluno com necessidades especiais no ensino regular, mas ainda não há um suporte adequado para isso, como previsto na legislação, o que torna o trabalho docente muito difícil. Apesar das dificuldades, pais e professores concordam de que o aluno incluso apresenta uma evolução em relação a si mesmos quando interagem na sala de aula do ensino regular.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIntegração social-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças deficientes - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de educação especial - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectSocial integration-
Palavras-chave: dc.subjectChildren with disabilities - Development-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education teachers - Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA escola e os desafios da inclusão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.