Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wojslaw, Eliane Bianchi | - |
Autor(es): dc.contributor | Wojslaw, Eliane Bianchi | - |
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Juliano, Joice Maria Maltauro | - |
Autor(es): dc.creator | Batista Junior, Mario | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:52:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:52:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21172 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662553 | - |
Descrição: dc.description | The theme of this research is the evolution of teaching, specifically the subject Portuguese Language, which has been changing a lot since century XX, such as the usage of several means of technologies are used in the public and private schools everyday. Another example is the usage of educational media which develop and invigorate teaching of native language. However, this technological implementation has not been só simple because there are different generations of teachers who have different and conflicting viewpoints. Then, there are two groups: the youngest teachers who support the usage of technologies. And the group of teachers who support traditional methodologies. Therefore, this research aims to demystify and help the teacher work and other educators, to suggest working methods and materials to help the educational work and the constant change of teachers during the school term. The methodology consists of qualitative analysis, bibliographic and documentary researches. The results suggest that new technologies and the usage of modern digital resources might develop teaching of Portuguese Language. However, for this success, it is required better investments in education, trained teachers, suitable and current technological material and internet available for everybody in the school. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a evolução do ensino, mais especificamente na disciplina de Língua Portuguesa, que a partir do século XX passou por fortes mudanças. O uso de variadas tecnologias começou a fazer parte do dia a dia das escolas públicas e particulares, inclusive com o uso de mídias educacionais, afim de estimular e dinamizar o ensino da língua materna. Esta implementação tecnológica não tem sido tão simples quanto parece, uma vez que hoje tem-se uma diversidade de gerações atuando na docência, sendo que o conflito de gerações é inevitável. De um lado aparecem os jovens que já nasceram em contato com a tecnologia e pertencem a este grupo das evoluções tecnológicas e do outro, professores formados e adeptos às metodologias tradicionais. Sendo assim, surgiu a necessidade da elaboração deste trabalho com a finalidade de desmistificar e auxiliar o trabalho de professores e educadores em sala de aula, apontando meios e métodos de trabalho, além de recursos e materiais que mais podem contribuir a partir de uma troca constante entre professores e alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho qualitativo e os principais instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a documental. Enfim, os resultados desta pesquisa revelaram que as novas tecnologias e a utilização de recursos digitais modernos, podem contribuir para a evolução do ensino de Português, mas para que isso obtenha resultados positivos, seria necessário um melhor investimento no campo educacional com professores mais bem capacitados, material tecnológico de acordo com o mercado atual e redes de internet disponíveis para todo o grupo escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital media | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | A evolução do ensino de português: a implementação das tecnologias digitais | - |
Título: dc.title | The evolution of portuguese teaching: the implementation of digital technologies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: