Análise paramétrica da estabilidade de um talude

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMontezuma, Petrônio Rodrigo Mello-
Autor(es): dc.contributorMontezuma, Petrônio Rodrigo Mello-
Autor(es): dc.contributorCorelhano, Angelo Giovanni Bonfim-
Autor(es): dc.contributorSantos, Eliana Fernandes dos-
Autor(es): dc.creatorJoly, Nelson Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662551-
Descrição: dc.descriptionRoad transport in Brazil is the main logistics system. Obstruction of some highway due to natural causes is a problem that often occurs. It is essential to know methods that can stabilize slopes, in particular road ones. This study aims to evaluate the stability of a road slope, located in Queluz in São Paulo, through established methods proposed by: Bishop, Spencer and Fellenius. The analysis is first made by changes in resistant and external parameters surrounding the slope under study. Among the many parameters to consider this work covered cohesion, specific weight, friction angle, water level and overcharge on the slope. The studies were analyzed using the software developed by Rocscience called Slide, version 6.0. After the variations it was found that the most influential parameters in the slope stability were cohesion and angle of friction. Thus the greater the resistance will be smaller soil costs reinforcing elements, becoming of such importance the correct determination of the geotechnical data of the profile.-
Descrição: dc.descriptionO transporte rodoviário no Brasil é o principal sistema logístico. A obstrução de alguma rodovia devido a causas naturais é um problema que ocorre frequentemente. É imprescindível conhecer métodos que possam estabilizar taludes, em especial os rodoviários. Este trabalho tem como objetivo avaliar a estabilidade de um talude rodoviário, situado em Queluz no Estado de São Paulo, através de métodos consagrados propostos por: Bishop, Spencer e Fellenius. A análise tem como princípio efetuar variações nos parâmetros resistentes e externos que norteiam o talude em estudo. Dentre os diversos parâmetros considerados a este trabalho variou-se a coesão, peso especifico, ângulo de atrito, nível de água e sobrecarga da via sobre o talude. As análises foram efetuadas através do software desenvolvido pela Rocscience chamado Slide, versão 6.0. Após as variações constatou-se que os parâmetros que mais influenciaram na estabilidade do talude foram a coesão e o ângulo de atrito. Sendo assim quanto maior for a resistência do solo menor serão os custos com elementos de reforço, tornando-se de tamanha importância a correta determinação dos parâmetros geotécnicos do perfil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Construção Civil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTaludes (Mecânica do solo) - Estabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa rodoviária-
Palavras-chave: dc.subjectSolos-
Palavras-chave: dc.subjectSlopes (Soil mechanics) - Stability-
Palavras-chave: dc.subjectHighway research-
Palavras-chave: dc.subjectSoils-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Civil-
Título: dc.titleAnálise paramétrica da estabilidade de um talude-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.