A cenografia de espetáculos para crianças no espaço escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScheffler, Ismael-
Autor(es): dc.contributorScheffler, Ismael-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorLandal, Simone-
Autor(es): dc.creatorDiniz, Elcio Levi Brandão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17184-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662539-
Descrição: dc.descriptionThis article presents a reflection on theatrical plays for children that are performed at public schools in Curitiba. Sticking mainly to the issues of spatiality and set design, this text seeks to establish a dialogue between the notes of Agustín Escolano and Viñao Frago about the school environment and reflections of researchers from the theater area, as Osvaldo Gabrieli, André Carreira and Walter Torres. In order to investigate the scenic potential use of school environments, the article reflects on how does the school environment is organized and how dos the theatrical space establishes within this context, in addition to understanding the set designer role in theater achievements of this nature. The paper proposes then to discuss technical and social issues of the shows brought to schools, reflecting on how does the theater space sets within the school space.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo traz uma reflexão sobre espetáculos teatrais infantis apresentados em escolas públicas de Curitiba. Atendo-se principalmente às questões de espacialidade e cenografia, o texto procura estabelecer uma interlocução entre as pontuações de Agustín Escolano e Viñao Frago a respeito do espaço escolar e reflexões de pesquisadores da área do teatro, como Osvaldo Gabrieli, André Carreira e Walter Lima Torres Neto. A fim de investigar o potencial de uso cênico dos ambientes da escola, o artigo reflete sobre o modo como se organiza o espaço escolar e como se estabelece o espaço teatral dentro deste contexto, além de verificar o papel do cenógrafo em realizações cênicas desta natureza. O artigo se propõe, então, a problematizar questões artísticas e cenográficas dos espetáculos levados às escolas, procurando compreender como se dá o espaço do teatro dentro do espaço da escola.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Cenografia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTeatros - Cenografia e cenários-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços públicos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectTheaters - Stage-setting and scenery-
Palavras-chave: dc.subjectChildren's theater-
Palavras-chave: dc.subjectPublic spaces-
Palavras-chave: dc.subjectSchools-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleA cenografia de espetáculos para crianças no espaço escolar-
Título: dc.titleThe scenography of shows for children at school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.