A utilização do software educacional Hot Potatoes para a construção de objetos de aprendizagem que integram as descobertas das mulheres na ciência e tecnologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMotta, Marcelo Souza-
Autor(es): dc.contributorMotta, Marcelo Souza-
Autor(es): dc.contributorRocha, Flávia Sucheck Mateus da-
Autor(es): dc.contributorNesi, Taniele Loss-
Autor(es): dc.creatorPecharki, Micheli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19636-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662518-
Descrição: dc.descriptionO uso de softwares educacionais constitui uma importante estratégia para que o professor possa desenvolver uma aula mais interativa com os alunos, o que contribui para que os processos de ensino e aprendizagem possam ser significativos. No que tange o ensino de Ciências, um problema citado pela literatura e que existe em muitos materiais didáticos, é a invisibilidade das mulheres cientistas. Além disso, grande parte dos alunos consideram a profissão de cientista como masculina. Desta forma, faz-se necessário que o professor promova atividades mais significativas para tratar deste assunto em sala de aula e, assim, contribuir para o rompimento deste estereótipo. No entanto, muitos professores não têm a familiaridade necessária para trabalhar com as tecnologias em sala de aula. A proposta deste trabalho é apresentar objetos de aprendizagem construídos com o software educacional de autoria Hot Potatoes. Foram criados três objetos de aprendizagem em consonância com conteúdos da base Nacional Comum Curricular, sendo que cada um deles abordou descobertas de cientistas de diferentes áreas do conhecimento. Conclui-se que o software favorece a atuação do aluno como sujeito da aprendizagem e, por ser de fácil utilização, possibilita a inserção da tecnologia no ambiente escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware de aplicação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na ciência-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectApplication software-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectWomen in science-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL-
Título: dc.titleA utilização do software educacional Hot Potatoes para a construção de objetos de aprendizagem que integram as descobertas das mulheres na ciência e tecnologia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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