Alfabetização visual: Uma análise do livro didático Alter Ego 1

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPolchlopek, Silvana Ayub-
Autor(es): dc.creatorSilva, Cristina Cezario da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662509-
Descrição: dc.descriptionBased on the communicative approach for language teaching (LARSEN-FREEMAN, 2000; BROWN, 2007) and theories about image reading and visual literacy (DONDIS, 1997; SANTAELLA, 1993; 2005; HERNÁNDEZ, 2000; 2007), this project presents a study about the use of images and their functions in the textbook named Alter Ego 1 - méthode de français. It analyses if the use of images actually works as an encouragement tool for the acquisition of French as a foreign language, seeking to respond if the authors of Alter Ego textbook take the use of images into consideration as a device which facilitates the acquisition of the French language in the classroom environment. Results obtained confirm that the usage of images within the referred textbook not only facilitates, but also enhances the teaching/learning process as it allows the student to visualize the context and understand the functions of the target foreign language.-
Descrição: dc.descriptionCom subsídios teóricos fornecidos pela abordagem comunicativa para o ensino de línguas estrangeiras (LARSEN-FREEMAN, 2000; BROWN, 2007) e de teorias que versam sobre a leitura de imagens (DONDIS, 1997; SANTAELLA, 1993; 2005; HERNÁNDEZ, 2000; 2007), esse trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso de imagens e sua função no livro didático Alter Ego 1 - méthode de français e analisa se o uso de imagens desempenha um elemento motivador na aquisição do francês como língua estrangeira, buscando responder se os autores do livro Alter Ego de fato se preocuparam com a inserção das imagens para que funcionassem como ferramenta facilitadora na aquisição do francês como língua estrangeira. Para tanto, elaborou-se uma leitura e análise de pressupostos teóricos que se relacionam à alfabetização visual e o uso de imagens no ensino. As análises conduzidas corroboram o uso de imagens no livro didático como elemento facilitador, contribuindo para o enriquecimento do trabalho do professor em razão de permitir ao aluno a visualização do contexto e o entendimento das funções da língua em estudo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização visual-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos - Análise-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua francesa-
Palavras-chave: dc.subjectVisual literacy-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks - Analysis-
Palavras-chave: dc.subjectFrench language-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Línguas Estrangeiras Modernas-
Título: dc.titleAlfabetização visual: Uma análise do livro didático Alter Ego 1-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.