Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matoski, Adalberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Matoski, Adalberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Catai, Rodrigo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Hara, Massayuki Mário | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Eliane Blanco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:52:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:52:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-07-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19092 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662497 | - |
Descrição: dc.description | This paper has its focus on the professional qualification of Construction Managers in Brazil and the UK. Its main objective is to establish a comparative analysis between post-graduate courses in Construction Management in these two countries, highlighting their main features, differences and similarities. It aims to contribute to the theme suggesting ways to improve these courses, searching in the comparative analysis the ideas and inspirations for the improvement of education and consequently of professional practice and its reflection in the construction market. The methodologies applied in the development of this study were the literature review, surveys and case study. Thus, it attempted to first understand the context of the construction industry in both countries, and the importance of professional manager works in this scenario. Then it is made an analysis of the structure of the two postgraduate courses: Construction Management from the UTFPR and Masters in Construction Project Management at the University of Westminster. It was also analyzed the profile of the students from both institutions through the use of questionnaires. It is concluded that the courses have many similarities and equivalent content of disciplines, but are taught in different ways, being the approach of the curriculum arrangement offered by the Brazilian course to the British model seen as a major improvement to be implemented. | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia tem seu enfoque na formação profissional do Gestor de Obras no Brasil e no Reino Unido. Tem como objetivo principal estabelecer uma análise comparativa entre os cursos de Pós-graduação em Gerenciamento de Obras / Projetos de Construção nesses dois países, destacando suas principais características, diferenças e similaridades. Pretende contribuir para o tema sugerindo formas de melhoria da formação profissional oferecida, buscando na análise comparativa as ideias e inspirações para o aprimoramento do curso e consequentemente, da prática profissional e seu reflexo no mercado da construção. As metodologias aplicadas no desenvolvimento desse estudo foram a revisão de literatura (referencial teórico), levantamento e estudo de caso. Assim, buscou-se primeiramente compreender o contexto da indústria da construção civil nos dois países, e a importância do profissional gestor de obras nesse cenário. Analisou-se, então, a estrutura dos dois cursos de pósgraduação: a Especialização em Gerenciamento de Obras da UTFPR e o Mestrado Profissional em Gerenciamento de Projetos de Construção da Universidade de Westminster. Foi também analisado o perfil dos estudantes de ambas as instituições, através da aplicação de questionários. Conclui-se que os cursos apresentam muitas similaridades e disciplinas de conteúdos equivalentes, contudo são ministrados de formas diferentes, sendo que a aproximação do arranjo curricular oferecido pelo curso brasileiro ao modelo britânico é apontada como uma significativa estratégia a ser implantada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Gerenciamento de Obras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção civil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Project management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Building | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial management | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | - |
Título: dc.title | Análise da formação dos profissionais de gerenciamento de obras: um paralelo entre Brasil e Reino Unido | - |
Título: dc.title | Analysis of construction management professionals: a comparison between Brazil and United Kingdom | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: