Mineração de dados do Untappd e Twitter: usando preferências por cervejas em tomada de decisão e no estudo de diferenças culturais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Thiago Henrique-
Autor(es): dc.contributorSilva, Thiago Henrique-
Autor(es): dc.contributorGraeml, Alexandre Reis-
Autor(es): dc.contributorGomes Junior, Luiz Celso-
Autor(es): dc.contributorDorini, Leyza Elmeri Baldo-
Autor(es): dc.creatorBaldykowski, Ariane Lao-
Autor(es): dc.creatorMiczevski Junior, Sandro Alberto-
Autor(es): dc.creatorBrito, Saulo Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9234-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662476-
Descrição: dc.descriptionOnline social networks, make available vast amounts of data which nowadays is easily obtained for various types of analyses. This study demonstrates the ability of location-based social networks to serve as a basis for decision-making and understanding of regional preferences. Data was collected from Untappd, a social network for beer lovers, through Twitter; this data was used in clustering processes and compared to the possible creation of a Craft Beer Street in Curitiba. It is also demonstrated the potential to explore beer preferences in the study of urban social behavior, particularly related to the automatic identification of cultural aspects, a valuable information that can enable new services.-
Descrição: dc.descriptionRedes sociais online disponibilizam vastas quantidades de dados que agora são facilmente obtidos para vários tipos de análises. Este estudo demonstra a capacidade das redes sociais baseadas em localização de servirem como base para tomadas de decisão e entendimento de preferências regionais. Foram coletados dados do Untappd, uma rede social para apreciadores de cervejas, através do Twitter; esses dados foram utilizados em processos de clusterização e comparados com o caso da possível implantação da “Rua da Cerveja” em Curitiba. É também demonstrado o potencial para explorar as preferências de cerveja no estudo do comportamento Social Urbano, particularmente relacionado à identificação automática de aspectos culturais, uma informação valiosa que pode permitir novos serviços.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Sistemas de Informação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Palavras-chave: dc.subjectServiços de informação-
Palavras-chave: dc.subjectConsumidores - Preferência-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de envoltória de dados-
Palavras-chave: dc.subjectOnline social networks-
Palavras-chave: dc.subjectInformation services-
Palavras-chave: dc.subjectConsumers' preferences-
Palavras-chave: dc.subjectData envelopment analysis-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO-
Título: dc.titleMineração de dados do Untappd e Twitter: usando preferências por cervejas em tomada de decisão e no estudo de diferenças culturais-
Título: dc.titleUntappd and Twitter data mining: using beer preferences in decicion-making and cultural differences studies-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.