PROEJA: percepção dos professores do Colégio Estadual João Manoel Mondrone de Medianeira no Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRovaris, Nelci Aparecida Zanette-
Autor(es): dc.creatorChiamulera, Darlan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20345-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662467-
Descrição: dc.descriptionThe Education of young people and adults in Brazil historically is almost old as its inhabitants, but its history is marked by indifference and negligence of several generations of rules who did many laws and speeches and little put into practice. The PROEJA comes as a proposal for integrating basic education-professional seeking to overcome the duality between intellectual and manual labor, assuming the work a creative perspective and no alienating. To understand the basic of this program made necessary in this survey dealing with historical, political, legislative elements that compose the characters of this plot, noted this research the teacher’s perception about their experiences; fears of program courses, to know the teacher’s perception on the course where he teachers, opts-in-search of State College Professors João Manoel Mondrone, in Medianeira, PR with application of semi-open questionnaire. As a result of the perception that the teacher research has on the course PROEJA is still loss making-training and-nonspecific as well as finding the lack of appropriate teaching-materials to students and young adults.-
Descrição: dc.descriptionA Educação de Jovens e Adultos no Brasil historicamente é quase tão antiga quanto seus habitantes, mas sua história está marcada pelo descaso e negligência de várias gerações de governantes que fizeram muitas leis e discursos e pouco colocaram em prática. O PROEJA surge como uma proposta de integração profissional à educação básica buscando a superação da dualidade entre trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho uma perspectiva criadora e não alienante. Para entender as bases deste programa fez-se necessário nesta pesquisa abordar elementos históricos, políticos, legislativos que compuseram a tessitura do que vivemos hoje no Programa. Por considerar o professor um dos personagens mais importantes deste enredo, salienta-se nesta pesquisa a percepção do professor sobre o PROEJA evidenciando suas vivências, angústias, avanços e desafios que se interpõem rumo à oferta, permanência e qualidade dos cursos do Programa. Para conhecer a percepção do professor sobre o curso onde leciona, opta-se em pesquisar os professores do Colégio Estadual João Manoel Mondrone com aplicação de questionário semi-aberto. Como resultado da pesquisa a percepção que o professor tem sobre o Curso Proeja é ainda de uma formação deficitária e não específica, bem com a constatação da falta de material didático adequado aos alunos jovens e adultos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Legislação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEducational law and legislation-
Palavras-chave: dc.subjectAdult education and state-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos-
Título: dc.titlePROEJA: percepção dos professores do Colégio Estadual João Manoel Mondrone de Medianeira no Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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