Avaliação da influência de preconcepções no ensino de combustíveis para curso técnico em química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorBlanco, Daniel Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorBrandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorGomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
Autor(es): dc.creatorSalinas Junior, Walmir Ruis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:52:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:52:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25649-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662386-
Descrição: dc.descriptionA difficulty faced during teaching is the conffrontation between what is taught with whatth estudents al ready know,know ledge denominated preconceptions. This know ledge may be correct or mistaken, which may help or hinder in the moment of stablishing the teaching as learning. Thus, this work had as the maticthe use of Gerard Vergnaud’s Conceptual Field Theory in the evaluation of preconceptions in the evolution of learning in students of a technical course in chemistry over the subject of fuels. The work was developed with the application of questionnaires before the teaching of said subject, with objective and essay question. The questions evidenced major wrong preconceptions regarding the origin of petroleum, its composition e processes of refinement. Several students demonstrated that they recognized petroleum derivatives are part of their daily life, but in general, are un familiar of their characteristics and ways of acquirement. It was also verified that essay questions are a much more accurate mean of evaluating student’s know ledge, for in objective questions the average of correct answer was around 50 %, even in questions in which know ledge tested was not taught and was notpart of common sense.-
Descrição: dc.descriptionUma dificuldade enfrentada no momento do ensino é o confronto do que é ensinado com o que os alunos já conhecem, conhecimentos denominados preconcepções. Esse conhecimento pode ser correto ou equivocado, podendo ajudar ou atrapalhar no momento de concretizar o ensino em aprendizado. Assim este trabalho teve como temática usar a Teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud na avaliação de preconcepções no aprendizado de alunos do terceiro ano de um curso técnico em química sobre a temática de combustíveis. O trabalho foi desenvolvido com aplicação de questionários antes do ensino do assunto abordado, com questões dissertativas e objetivas. As questões aplicadas evidenciaram preconcepções errôneas importantes a respeito da origem do petróleo, sua composição e seus processos de refino. Vários alunos demonstraram que reconheciam que os derivados do petróleo fazem parte de seu cotidiano, mas em geral desconhecem suas características e forma de obtenção. Também foi verificado que as questões dissertativas são um meio mais correto de avaliar o conhecimento dos alunos, tendo em vista que nas questões objetivas, a taxa média de acerto foi de 50 %, mesmo para questões tratando de conhecimento não trabalhado com os alunos e não comum ao cotidiano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectCombustíveis-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical education-
Palavras-chave: dc.subjectFuel-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleAvaliação da influência de preconcepções no ensino de combustíveis para curso técnico em química-
Título: dc.titleEvaluation of the influence of alternate conceptionsinteaching fuels toatechnical course of chemistry-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.