Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Miziara, Alexandre Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Miziara, Alexandre Jorge | - |
Autor(es): dc.creator | Trevisani, Pedro Machado Guillen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:51:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:51:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19420 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662355 | - |
Descrição: dc.description | O crowdsourcing é um novo meio para a resolução de problemas por meio da colaboração coletiva e vem atraindo interesse das organizações e da academia. Por ser um termo relativamente novo ainda existe uma indefinição sobre quais atividades podem ser definidas como crowdsourcing e como as diversas áreas do conhecimento podem se beneficiar desse recurso. Esse estudo tem o objetivo de realizar um mapeamento sistemático a partir de artigos científicos com a finalidade de compreender como o tema está sendo abordado no Brasil, como estão sendo realizadas as pesquisas e as discussões acerca deste fenômeno e quais áreas do conhecimento estão buscando esse tipo de alternativa. Para isso, foram selecionados 76 artigos que abordam a temática em bases de dados nacionais e criados critérios de classificação com o objetivo de responder a esses questionamentos e compreender o atual estado do crowdsourcing no Brasil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terceirização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Solução de problemas em grupo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication of technical information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contracting out | - |
Palavras-chave: dc.subject | Group problem solving | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::TELECOMUNICACOES::SISTEMAS DE TELECOMUNICACOES | - |
Título: dc.title | O fenômeno do "crowdsourcing" no Brasil: um mapeamento sistemático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: