Inserção do conceito lixo no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Davi Costa-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Deyse Pegorini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14841-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662354-
Descrição: dc.descriptionKnowing the importance of contextualization and experimentation in Chemistry Teaching, as well as the awareness of the trash, the present work aimed to embed the concept junk in the teaching-learning process by using tools such as contextualization and experimental activity. The study was divided into two stages. The first consisted of a lecture which addressed the concepts of waste, separation of trash, garbage, recycling, and physical and chemical phenomena, and the second by an experimental activity that has been performed recycling handmade paper. The lessons were applied to students of the 1st year of high school in a public school of a city of southwestern Paraná. The results were gratifying and suggested that the application of the methodology was effective in promoting student participation in the form of questions and interventions. Moreover, it was of great value to them realize the importance of recycling, and uses it as a facilitator of learning about chemical and physical transformations.-
Descrição: dc.descriptionSabendo da importância da contextualização e da experimentação no Ensino de Química, bem como da conscientização quanto ao lixo, o presente trabalho teve como principal objetivo inserir o conceito lixo no processo de ensino-aprendizagem utilizando como ferramentas a contextualização e uma atividade experimental. O trabalho dividiu-se em duas etapas. A primeira foi constituída de uma aula teórica onde foram abordados os conceitos de lixo, separação do lixo, tipos de lixo, reciclagem e fenômenos físicos e químicos, e a segunda por uma atividade experimental em que foi realizada a reciclagem artesanal de papel usado. As aulas foram aplicadas para alunos do 1° ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de um Município do Sudoeste do Paraná. Os resultados obtidos foram gratificantes e sugeriram que a aplicação da metodologia foi efetiva no sentido de promover a participação dos alunos, na forma de questionamentos e intervenções. Além disso, foi de grande valor para os mesmos perceber a importância da reciclagem, e utiliza-la como facilitador do aprendizado sobre transformações químicas e físicas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectResíduos de papel - Reaproveitamento-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectWaste paper - Recycling-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleInserção do conceito lixo no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.