A leitura como instrumento do processo de inclusão escolar: uma proposta de inserção efetiva dos alunos especiais na rede escolar comum

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGalera, Joscely Maria Bassetto-
Autor(es): dc.contributorGalera, Joscely Maria Bassetto-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maurini de-
Autor(es): dc.contributorMatsuda, Alice Atsuko-
Autor(es): dc.creatorJorge, Marilourdes Rugere-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662352-
Descrição: dc.descriptionPara a realização deste estudo, objetivou-se averiguar as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores na sala de aula e quais práticas de leitura podem ser aplicadas no processo pedagógico a fim de facilitar e consolidar o aprendizado desses educandos. Como forma de enriquecer o presente trabalho, foi realizado um estudo com educadores e alunos da Escola de Educação Básica São José, situada no município de Treze Tílias/SC. Para a coleta de dados, foram utilizadas estratégias da metodologia de abordagem qualitativa, técnicas de observação e entrevista, além da pesquisa de campo fundamentada na pesquisa bibliográfica. Constatou-se, ao final deste estudo, que a escola carece de estrutura física adequada; carece, também, de profissionais com capacitação para atender os alunos especiais, bem como a falta de ações pedagógicas que tirem esses alunos da condição de meros observadores das atividades de seus colegas, para que consigam aprender e participar de todo o processo de aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectStudents-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
Título: dc.titleA leitura como instrumento do processo de inclusão escolar: uma proposta de inserção efetiva dos alunos especiais na rede escolar comum-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.