Lições aprendidas na mistura de saberes: a construção do aprendizado por meio das práticas compartilhadas em uma comunidade na CAIXA. 2005

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Maclovia Corrêa-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0003-4506-1985-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4788942963485328-
Autor(es): dc.contributorAgudelo, Libia Patricia Peralta-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8237031275009458-
Autor(es): dc.contributorAlonso, Luiza Beth Nunes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1184345702105010-
Autor(es): dc.contributorLeszczynski, Sonia Ana-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0001-5085-6796-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9305897194867695-
Autor(es): dc.contributorSilva, Maclovia Corrêa-
Autor(es): dc.contributorhttps://orcid.org/ 0000-0003-4506-1985-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4788942963485328-
Autor(es): dc.creatorDel Guercio, Joana Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2005-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27132-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662348-
Descrição: dc.descriptionThis work was born of the inquietude of arguing as the corporative information inside a company flow in a manner differentiated among communities members. In the traffic of the information, some we link other information, and that denominated individual learning in the befited to take over that there is in these interrelations a social phenomenon, reflecting our need to live in society, like able human beings of learn (WENGER, 1998). We focalize the main lessons learnt in practices interactions built by members of a community of formed practice in the environment of the Posto de Atendimento Temporário FGTS - PAT LITTLE PINHEIRO - which, in the organization of the knowledge, experencied the value of the learning together, the relationships construction based on respect, in the confidence, in the reciprocity, and the affirmation of their cultural identities. The construction of this community relied on the Learning Facilitators work, inside the model of Peter Senge, denominated Learning Teams. In the organization of the community PAT LITTLE PINHEIRO, with foreseen duration for six months, note that members' trajectory was interrupted at the moment in which they were integrated most with the practice. The route of a community seems to respect a life cycle, and when this is predetermined, the community's trajectory and of the members tends to take over a several behavior of that studied by Wenger.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho nasceu da inquietação de discutir como as informações corporativas fluem, dentro de uma empresa, de modo diferenciado entre os membros de comunidades. No trânsito das informações, umas se ligam a outras informações, e o que se denominava aprendizado individual nos convida a assumir que existe, nestas inter-relações, um fenômeno social, que reflete nossa necessidade de viver em sociedade, como seres humanos capazes de aprender (WENGER, 1998). Procuramos focalizar as principais lições aprendidas em práticas interacionais construídas por membros de uma comunidade de prática formada no ambiente do Posto de Atendimento Temporário FGTS - PAT PINHEIRINHO - que, na organização do conhecimento, experimentaram o valor do aprendizado em conjunto, a construção de relacionamentos profissionais baseados no respeito, na confiança, na reciprocidade, e a afirmação de suas identidades culturais. A construção desta comunidade contou com o trabalho de Facilitadores de Aprendizagem, dentro do modelo de Peter Senge, denominados Times de Aprendizagem. Na organização da comunidade PAT PINHEIRINHO, com duração prevista para seis meses, observamos que a trajetória dos membros foi interrompida no momento em que eles estavam mais integrados com a prática. O percurso de uma comunidade parece respeitar um ciclo de vida, e quando este é predeterminado, a trajetória da comunidade e dos membros tende a assumir um comportamento diverso daquele estudado por Wenger.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem social-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho - Aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectIndustrial management-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectSocial learning-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness enterprises-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectWork - Psychological aspects-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS-
Palavras-chave: dc.subjectSociais e Humanidades-
Título: dc.titleLições aprendidas na mistura de saberes: a construção do aprendizado por meio das práticas compartilhadas em uma comunidade na CAIXA. 2005-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.