Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maclovia Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0003-4506-1985 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4788942963485328 | - |
Autor(es): dc.contributor | Agudelo, Libia Patricia Peralta | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8237031275009458 | - |
Autor(es): dc.contributor | Alonso, Luiza Beth Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1184345702105010 | - |
Autor(es): dc.contributor | Leszczynski, Sonia Ana | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0001-5085-6796 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9305897194867695 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maclovia Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/ 0000-0003-4506-1985 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4788942963485328 | - |
Autor(es): dc.creator | Del Guercio, Joana Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T21:51:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T21:51:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-12-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27132 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662348 | - |
Descrição: dc.description | This work was born of the inquietude of arguing as the corporative information inside a company flow in a manner differentiated among communities members. In the traffic of the information, some we link other information, and that denominated individual learning in the befited to take over that there is in these interrelations a social phenomenon, reflecting our need to live in society, like able human beings of learn (WENGER, 1998). We focalize the main lessons learnt in practices interactions built by members of a community of formed practice in the environment of the Posto de Atendimento Temporário FGTS - PAT LITTLE PINHEIRO - which, in the organization of the knowledge, experencied the value of the learning together, the relationships construction based on respect, in the confidence, in the reciprocity, and the affirmation of their cultural identities. The construction of this community relied on the Learning Facilitators work, inside the model of Peter Senge, denominated Learning Teams. In the organization of the community PAT LITTLE PINHEIRO, with foreseen duration for six months, note that members' trajectory was interrupted at the moment in which they were integrated most with the practice. The route of a community seems to respect a life cycle, and when this is predetermined, the community's trajectory and of the members tends to take over a several behavior of that studied by Wenger. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho nasceu da inquietação de discutir como as informações corporativas fluem, dentro de uma empresa, de modo diferenciado entre os membros de comunidades. No trânsito das informações, umas se ligam a outras informações, e o que se denominava aprendizado individual nos convida a assumir que existe, nestas inter-relações, um fenômeno social, que reflete nossa necessidade de viver em sociedade, como seres humanos capazes de aprender (WENGER, 1998). Procuramos focalizar as principais lições aprendidas em práticas interacionais construídas por membros de uma comunidade de prática formada no ambiente do Posto de Atendimento Temporário FGTS - PAT PINHEIRINHO - que, na organização do conhecimento, experimentaram o valor do aprendizado em conjunto, a construção de relacionamentos profissionais baseados no respeito, na confiança, na reciprocidade, e a afirmação de suas identidades culturais. A construção desta comunidade contou com o trabalho de Facilitadores de Aprendizagem, dentro do modelo de Peter Senge, denominados Times de Aprendizagem. Na organização da comunidade PAT PINHEIRINHO, com duração prevista para seis meses, observamos que a trajetória dos membros foi interrompida no momento em que eles estavam mais integrados com a prática. O percurso de uma comunidade parece respeitar um ciclo de vida, e quando este é predeterminado, a trajetória da comunidade e dos membros tende a assumir um comportamento diverso daquele estudado por Wenger. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empresas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho - Aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industrial management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Business enterprises | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work - Psychological aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Lições aprendidas na mistura de saberes: a construção do aprendizado por meio das práticas compartilhadas em uma comunidade na CAIXA. 2005 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: