A ludopedagogia na sala aula do 1.º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino como instrumento de alfabetização e letramento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorNicodem, Maria Fatima Menegazzo-
Autor(es): dc.contributorBatista, Flóida Moura Rocha Carlesso-
Autor(es): dc.contributorCruz, Magda Santos da-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Maria Cleta dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662330-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the pedagogy in the classroom of the first year of Elementary School of the public network. The purpose of this research was to identify the contributions of playing in the process of Literacy and Literacy. To teach through playfulness is to accept that the playful (games, games) is part of the universe of the child, and through innumerable jokes of children’s culture can expand their repertoire, their vocabulary making it richer and more fluent through memorization . The ludic (games, play) allows the child to establish associations, expand the network of meanings, understand the world, and enable a better learning of any content inserted, also contributing to the development of his personality. They were selected as methodological elements to enrich this research, observations of daily school life, questionnaires with students, parents and education professionals. The result found was based on the foundations of authors such as Brito, Friedmann, Kishimoto, Queiroz , Antunes and other authors, mainly those who emphasize the meaning of playfulness, its importance and use in classroom teaching activities.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática a ludopedagogia na sala de aula do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública. Por meio desta pesquisa objetivou-se identificar as contribuições do brincar no processo de Alfabetização e Letramento. Ensinar por meio da ludicidade é aceitar que o lúdico (jogos, brincadeiras) faz parte do universo da criança, e por intermédio de inúmeras brincadeiras da cultura infantil consegue ampliar seu repertório, seu vocabulário tornando-o mais rico e mais fluente por meio da memorização. O lúdico (jogos, brincadeiras) oportuniza a criança estabelecer associações, ampliar a rede de significados, compreender o mundo, além de possibilitar um melhor aprendizado de qualquer conteúdo inserido, contribuindo também para o desenvolvimento da sua personalidade. Foram selecionados como elementos metodológicos para enriquecer esta pesquisa, observações do cotidiano escolar, questionários com profissionais da educação. O resultado encontrado foi alicerçado em fundamentações de autores como Brito (2015), Friedmann (2012) Kishimoto (2011), Queiroz (2009), Antunes (2002) e outros autores principalmente aqueles que enfatizam o significado do lúdico, sua importância e utilização nas atividades pedagógicas em sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades criativas na sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectCreative activities and seat work-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO-
Título: dc.titleA ludopedagogia na sala aula do 1.º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino como instrumento de alfabetização e letramento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.