Contribuições metodológicas para o ensino de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTurmena, Leandro-
Autor(es): dc.contributorTurmena, Leandro-
Autor(es): dc.contributorManfio, Daiara-
Autor(es): dc.contributorPereira, Luciana Boemer Cesar-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Raquel Coziuc-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T21:51:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T21:51:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25335-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/662292-
Descrição: dc.descriptionThis work had as its theme the methodologies for teaching Mathematics, demonstrating how teachers can innovate their daily activities in the classroom. Examples of application are presented in the classroom from 2016 to 2019, in the seventh year of a State School, in the first years of Secondary Education in a second State School, in the sixth and seventh years of a Municipal School, and in the fourth and sixth years years of a second Municipal School, the first State School in the municipality of Bady Bassitt and the others in São José do Rio Preto. In the activities, in which concrete materials are presented, the components used to make them are shown, which can be manufactured by the students themselves in the classroom. Also, the concept of mediating evaluation is presented, very present in active methodologies. The results of this research showed that students are more interested in classes and participate more attentively, either by producing materials or presenting their work orally.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática as metodologias para o ensino de Matemática, demonstrando como professores podem inovar suas atividades diárias em sala de aula. São apresentados exemplos de aplicação em sala de aula de 2016 a 2019, no sétimo ano de uma Escola Estadual, nos primeiros anos do Ensino Médio de uma segunda Escola Estadual, nos sextos e no sétimo anos de uma Escola Municipal, e no quarto e sextos anos de uma segunda Escola Municipal, sendo a primeira Escola Estadual do município de Bady Bassitt e as demais de São José do Rio Preto. Nas atividades, em que são apresentados materiais concretos, são mostrados os componentes utilizados para a sua confecção, podendo ser fabricados pelos próprios alunos em sala de aula. Também, é apresentado o conceito de avaliação mediadora, muito presente em metodologias ativas. Os resultados dessa pesquisa mostraram que os alunos se interessam mais pelas aulas e participam mais atentamente, seja produzindo materiais ou apresentando oralmente seus trabalhos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleContribuições metodológicas para o ensino de matemática-
Título: dc.titleMethodological contributions to the teaching of mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.